Filipe Toledo garante a liderança do ranking até o WSL Finals

Ao avançar às oitavas no Tahiti Pro, Filipe Toledo não pode mais ser alcançado por nenhum de seus concorrentes no ranking mundial de 2023 

Deve recomeçar às14 horas desta segunda, dia 14 ( ou amanhã, terça, dia 15), as disputas do Tahiti Pro, décima e última etapa do mundial de surfe. A competição foi suspensa no sábado(12) e domingo(13) devido as péssimas condições do mar.

Filipe Toledo, de Ubatuba, atual líder do ranking mundial e Gabriel Medina, de São Sebastião, tiveram excelente estreia na sexta, dia 11, em Teahupo’o, no Tahiti, na Polinésia Francesa.

Filipinho ficou em primeiro em sua bateria, a 3ª do dia, somando nota 11,00. O segundo colocado foi o australiano Liam O’Brien com nota 8,96 e em terceiro, Matahi Drollet, do Tahiti, com 7,07.

Com a ida às oitavas de final do Tahiti, Filipinho Toledo garantiu a primeira colocação no ranking do circuito mundial de 2023. O surfista de Ubatuba não poderá mais ser alcançado ou ultrapassado por nenhum de seus adversários mais próximos.

Filipinho na WSL Finals, em Trestles, na Califórnia, entre os dias 8 e 16 de setembro, precisará apenas superar um adversário para conquistar o  bicampeonato mundial.   Com a contusão do australiano Ethan Ewing, segundo colocado no ranking, o WSL Final poderá ter apenas quatro surfistas ao invés de cinco, caso o australiano não se recupere da lesão de duas vertebras. O regulamento não permite que o surfista seja substituído.

Gabriel Medina obteve uma das maiores notas do dia na disputa da 5ª bateria: 16,10 ficando na primeira colocação numa bateria muito disputada.  O havaiano Seth Moniz ficou em segundo com nota 12,50 e o havaiano Barron Mamiya em terceiro com nota 11,94.

Yago Dora também avançou ao obter nota 10,50, superando o americano Kelly Slater (9,34) e o havaiano Ian Gentil, nota 9,06.

No feminino, a brasileira Tatiana West-Webb também avançou ao vencer a sua bateria com nota 8,50 superando a havaiana Carissa Moore(5,86) e a francesa Aelan Vaast(2,96).

Repescagem

João Chianca, o “Chumbinho” terá que disputar a repescagem masculina que deve acontecer hoje(segunda)  ou amanhã(terça). Chumbinho terminou em segundo lugar a sua bateria, a 1ª do dia, obtendo nota 6,80( a bateria foi vencida pelo sul africano Jordy Smith(11,93). João Chianca irá enfrentar na repescagem o francês Kauli Vaast.

Caio Ibelli que somou nota 7,67 também disputará a repescagem pois terminou em terceiro na 2ª bateria que em primeiro o tailandês Mihimana Braye com 12,60 e em segundo, o americano Griffin Ciolapinto, com nota 10,67. Caio irá pegar na repescagem o australiano Liam O’Brien.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *