Projeto prevê a criação de um museu na Ilha das Cabras (Foto), com o intuito de valorizar os patrimônios cultural e natural do Litoral Norte
A UNESCO, em parceria com a Fundação Florestal, realizará a 4ª Jornada Participativa para a criação da IlhaMuseu, no dia 18 de agosto, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, a partir das 9h.
O evento reunirá representantes da sociedade e de comunidades tradicionais, bem como instituições locais de cultura, meio ambiente e outras relacionadas ao desenvolvimento do projeto.
A atividade integra o projeto voltado à valorização do patrimônio cultural e natural do Litoral Norte e às práticas sustentáveis dos povos tradicionais da região com o propósito de estreitar o diálogo com atores da região, ouvir sugestões e ampliar parcerias.
As Jornadas Participativas têm como objetivo compartilhar informações e promover o diálogo com os atores do Litoral Norte que queiram participar das discussões sobre a missão, os objetivos e os valores do futuro museu. A iniciativa busca colher as propostas, sugestões e expectativas dos participantes, solucionar dúvidas e debater parcerias para o fortalecimento do projeto.Sérgio Carvalho, secretário de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, ressaltou o prestígio do projeto e destacou a disponibilidade da pasta em contribuir com a implantação do museu no Litoral Norte. “A Secretaria de Turismo enxerga com grande importância e relevância estar inserida em um projeto dessa magnitude capitaneada pelo UNESCO. E o mais importante é ter a comunidade como principal ator do processo de transformação deste que, com certeza, trará frutos tanto ambientais, econômicos, turísticos e sociais para toda a nossa comunidade”, conclui.
Inscrições devem ser realizadas no link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=Uq5PHbM5-kuwswIpVrERlMiuWDwHjXdGpJSOhUphV8xUME9aOElTME84OEdKRVNFNU5UMkI4MzdNNy4u
Confira o cronograma do dia:
9h Café de boas-vindas e distribuição do Caderno 1 do projeto IlhaMuseu
9h30 – 10h10 Abertura Isabel de Paula, Coordenadora do Setor de Cultura, UNESCO (10
minutos)
Tadeu Badaró, Promotor de Justiça, MPSP
Diego Hernandes, Diretor Litoral Norte, Fundação Florestal
Márcio Maciel, Prefeito de Ubatuba
10h10 – 12h Apresentação do projeto e estudos da IlhaMuseu
Isabel de Paula, Coordenadora de Cultura da UNESCO
Luis Sardá, Gerente Executivo do projeto IlhaMuseu
Gil Barbieri – Projeto Arquitetônico
Mário Domingos – Patrimônio Natural
Plácido Cali – Patrimônio Cultural
Luciano Candisani – Projeto Fotográfico Litoral Norte
12h – 13h pausa para almoço – lanche oferecido
13h – 13h15 Apresentação
Greciene Lopes – Educação e o IlhaMuseu
13h15 – 14h30 Histórias da comunidade
Greciene Lopes – Mediação
14h30 – 17h Contribuições da sociedade civil para o projeto IlhaMuseu
Tema: Considerando que o futuro museu estará dedicado ao
patrimônio cultural e natural do litoral Norte de SP, e às inter-
relações entre eles, o que gostariam de ver representado?
Greciene Lopes – Mediação
Comentários da plateia e encaminhamentos
A IlhaMuseu, projeto desenvolvido pela UNESCO em parceria com a Fundação Florestal, prevê a criação de um museu na Ilha das Cabras, Ilhabela, com o intuito de valorizar os patrimônios cultural e natural do Litoral Norte, reconhecendo as práticas sustentáveis dos povos tradicionais da região. O projeto foi proposto pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) para devolver o acesso à Ilha das Cabras à população local, após cerca de 30 anos de ocupação irregular.
https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/museu-no-litoral-unesco/