Última etapa do mundial de surfe começa amanhã no Tahiti

Gabriel Medina,  João Chianca e Yago Dora “brigam” por vaga na WSL Finals na Califórnia, em setembro e pela segunda vaga nas Olímpiadas de Paris 2024. Filipinho Toledo busca o bicampeonato mundial  

 

Tem início amanhã, sexta-feira, dia 11, às 14h(horário de Brasília), a janela de abertura da décima e última etapa do circuito mundial de surfe que será realizada em Teahupo’o, no Tahiti, até o dia 20 de agosto.

A etapa do Tahiti definirá os outros quatro surfistas que disputarão de 8 a 16 de setembro, a WSL Finals, em Trestles, na Califórnia(EUA). Filipe Toledo, atual campeão já garantiu antecipadamente a sua vaga na decisão.

No Tahiti, também, deverá ser definida, a segunda vaga do Brasil nas Olimpíadas de Paris em 2024. Filipinho de Ubatuba já garantiu sua presença nos jogos olímpicos, disputam a segunda vaga do Brasil: João Chianca, Yago Dora e Gabriel Medina.

No ano passado, o surfista sebastianense Miguel Pupo venceu a etapa do Taiti. Filipe Toledo foi eliminados no round 2, na repescagem da etapa de Teahupoo. Medina não disputou a etapa por conta de uma lesão no joelho. Gabriel Medina venceu em Teahupo’o nos anos de 2014 e 2018. No feminino, a brasileira Tatiana Weston-Webb, oitava colocada no ranking com 34.235 pontos, disputará a primeira bateria enfrentando a líder do ranking Carissa Moore, do Havaí, que soma 57. 745 pontos e Aela Vaast da França.

Gabriel Medina venceu no Tahiti em 2014 e 2018

Confira as baterias e os adversários dos brasileiros no Tahiti:

  1. Yago Dora (BRA) x Ian Gentil (HAV) x Kelly Slater (EUA)
  2. João Chianca (BRA) x Jordy Smith (AFS) x Kauli Vaast (FRA)
  3. Griffin Colapinto (EUA) x Caio Ibelli (BRA) x Mihimana Braye (TAI)
  4. Filipe Toledo (BRA) x Liam O’Brien (AUS) x Matahi Drollet (TAI)
  5. Gabriel Medina (BRA) x Barron Mamiya (HAV) x Seth Moniz (HAV)
  6. John John Florence (HAV) x Kanoa Igarashi (JAP) x Rio Waida (IND)
  7. Jack Robinson (AUS) x Connor O’Leary (AUS) x Callum Robson (AUS)
  8. Leonardo Fioravanti (ITA) x Ryan Callinan (AUS) x Matthew McGillivray (AFS)

O surfista australiano Ethan Ewing , vice líder do ranking, lesionado durante os treinos no Tahiti, não disputará a etapa de Teahupoʻo. Ele será substituído pelo local Mihimana Braye, convidado pela WSL.

No atual ranking mundial da WSL, o Brasil tem quatro surfistas entre os seis primeiros colocados, faltando apenas uma etapa, a de Teahupo’o, no Tahiti, de 11 a 20 de agosto, para definir os outros quatro surfistas que disputarão o WSL Finals, na Califórnia.

 

Confira o ranking atualizado:

1º – Filipe Toledo – 54.980

2º – Ethan Ewing(Austrália) – 47.815

3º – Griffin Colapinto(EUA)- 47.540

4º – João Chianca(Brasil)- 42.960

5º – Yago Dora (Brasil)- 36.865

6º – Gabriel Medina(Brasil)- 35.440

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *