A prefeitura e a Sabesp iniciam a operação “Balneabilidade” para exigir que proprietários interliguem sues imóveis à rede coletora de esgoto. Caraguatatuba tem cerca de 92% de casas com esgoto coletado e tratado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizará a ação “Balneabilidade”, abrangendo todo o município, com objetivo de garantir que as residências que ainda não estão conectadas à rede pública de esgoto façam a ligação necessária.
Em parceria com a Sabesp, a secretaria já dispõe de uma lista detalhada de imóveis que ainda não efetuaram a ligação e já somam mais de 1.868 residências. Todos os proprietários serão notificados para tomar as medidas cabíveis de forma imediata.
De acordo com o secretário da pasta, Wilber Cardozo, este trabalho visa não somente acabar com impactos negativos ao meio ambiente, mas principalmente zelar pela saúde pública. “Vamos melhorar a balneabilidade de nossas praias e agir em prol da saúde pública, que é nossa grande preocupação”, destacou.
Entre os principais problemas destacados pelo projeto está a contaminação da água, a proliferação de doenças e os impactos na biodiversidade. Todos decorrentes da falta de ligação de esgoto.
Além das ações de fiscalização em larga escala nos locais passíveis de inspeção, o projeto buscará atingir um amplo engajamento por meio das redes sociais, onde informações importantes serão compartilhadas com a população.
A Prefeitura de Caraguatatuba também planeja colaborar com líderes comunitários para expandir ainda mais a abrangência desta ação, obtendo apoio adicional.
Caraguatatuba é a cidade com melhor índice de moradias atendidas cm esgoto coletado e tratado, 92%. Ilhabela tem 62% de suas moradias atendidas com coleta e tratamento de esgoto; Ubatuba, tem 56%; e, São Sebastião tem 74% de suas moradias atendidas por coleta e tratamento de esgoto.