O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove nesta terça-feira, dia 8, a partir das 18h30, a 26ª Reunião Presencial Itinerante no Centro de Convivência da Terceira Idade, no bairro Cidade Jardim.
Intitulada, o ‘Conseg Vai Até Você’, a pauta da reunião tem como tema o Programa Vigilância Solidária e os índices de criminalidade na cidade. O encontro é aberto ao público.
Nesta gestão, o Conseg está fazendo as reuniões itinerantes para estar mais próximo da comunidade e entender os problemas por ela vivenciados.
O Programa Vizinhança Solidária tem se sagrado como uma das mais eficientes ferramentas de Polícia Comunitária voltada para a mobilização social em prol do fortalecimento da Cultura de Paz.
O programa é de adesão voluntária, por isso, os interessados devem procurar a Companhia da Polícia Militar mais próxima, por meio de Conseg ou de outra associação.
Estatísticas
Dados divulgados recentemente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública classificaram a cidade de Caraguatatuba como uma das mais violentas no estado de São Paulo, em levantamento feito entre municípios com mais de 100 mil habitantes.
Segundo o Fórum, Caraguatatuba tem taxa de homicídios cerca de três vezes maior que a média: 26,7 casos para cada 100 mil habitantes. A média nacional de homicídios em 2022, foi de 23,4. Caraguatatuba com o índice de 26,7 casos para cada 100 mil habitantes ultrapassou a média nacional em 2022 e se aproxima aos índices registrados no Rio de Janeiro (27,9).
O índice de homicídios de Caraguatatuba superou em muito o registrado em outras regiões do estado, como no interior (em São Carlos foi de 19,2) e, no Vale do Paraíba (em Guaratinguetá o índice foi de 18,6). O índice de Caraguatatuba supera até mesmo da capital paulista que foi de 7,3.
Caraguatatuba tem 134.875 moradores, segundo o Censo de 2022. A cidade registrou um aumento populacional de 33,75% em comparação com o Censo de 2010. Caraguatatuba tem a maior população da região, superando Ubatuba (92.980), São Sebastião (81.540) e Ilhabela ( 34.934). A cidade é também o centro comercial e educacional da região e a porta de entrada do litoral norte.
Os números divulgados no primeiro semestre de 2023 continuam colocando a cidade de Caraguatatuba entre as mais violentas do Estado de São Paulo. No primeiro semestre deste ano o litoral Norte registrou 24 homicídios com 25 vítimas, segundo dados estatísticos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública. Cerca de 80% das mortes (18 homicídios) ocorreram em Caraguatatuba.
Caraguatatuba, no primeiro semestre deste ano, registrou 18 homicídios, com 19 vítimas; 19 tentativas de homicídios; 38 estupros; 191 roubos a mão armada; e, sete roubos de veículos.
Prefeitura
A prefeitura de Caraguatatuba afirmou, em nota, que embora seja uma responsabilidade do Estado, principalmente no combate ao tráfico de drogas e solução de crimes por meio das Polícias Civil e Militar, a atual administração de Caraguatatuba tem investido na área de segurança pública. Confira a integra da nota encaminhada ao Notícias das Praias:
De 2017 para cá são investidos mais de R$ 5 milhões ao ano em convênios com as Polícias Civil e Militar, seja com a implantação da Atividade Delegada (onde os policiais em horários de folga trabalham e recebem da Prefeitura), com a reestruturação da capacidade do IML (Instituto Médico Legal) – que atende todo o Litoral Norte, reforma e ampliação de delegacias, além de custear aluguéis e manutenção de viaturas do Estado. E como forma de ampliarmos a questão da sensação de segurança, criamos a Guarda Civil Municipal com mais de 60 homens que atuam em espaços e prédios públicos e dão apoio em operações especiais das Polícias. Além disso, foram implantadas mais de 180 câmeras de monitoramento e criamos a chamada Muralha Eletrônica.
A união das forças de segurança tem alcançado bons resultados, como indica a própria Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo com uma queda nos índices de roubos e furtos, principalmente. Importante ressaltar que a solução dos crimes de homicídios são de competência do Estado, por meio da Polícia Civil e, muitas vezes, se referem ao acerto de contas do tráfico de drogas.
Pode-se destacar também os grandes investimentos que tem sido realizados em iluminação pública, de Norte a Sul da cidade, melhorando a sensação de segurança. São mais de 26 mil luminárias, sendo 5.123 novos pontos de luz nos últimos anos, inclusive no trecho da Serrinha (Rodovia SP-55). E novos projetos já estão em andamento como: iluminação da rodovia do trecho da Cocanha até Tabatinga e melhorias na iluminação das ciclovias Sumaré, Cidade Jardim e da região sul.
Serviço:
26ª Reunião do Conseg Caraguatatuba
Data: 08 de agosto
Horário: 18h30
Local: Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI)
Endereço: Alameda Cipestres, 145 – Cidade Jardim
E-mail: caraguatatuba@conseg.sp.gov.br