Ação “Rios limpos, oceanos vivos” será realizada neste sábado(05) em Ubatuba

Iniciativa do grupo Tamoio de Ubatuba teve participação e elogios da Família Schurmann que realiza a expedição “Voz dos Oceanos” em 2021

 

A prefeitura de Ubatuba e o grupo Tamoio de Ubatuba, convidam toda a comunidade ubatubense para participar  da ação “Rios limpos, oceanos vivos”, a partir das 8h de amanhã, sábado, dia 5.  A ação seria realizada no sábado passado, dia 29, mas devido as condições climáticas acabou sendo transferida para a manhã de hoje. O ponto de encontro será às 7h30 na contenção do campinho da Estufa I, entre as ruas Harmonia e Felicidade, às margens do rio Tavares.

O Rio Tavares é um dos três rios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Grande, junto com o rio Acarau. O Tamoio de Ubatuba tem feito a limpeza de suas margens constantemente.

Segundo Lidi Keche, gestora ambiental do Tamoio de Ubatuba, será feita uma ação de remoção de entulho do rio Tavares, para prevenção de enchentes, para amenizar as inundações que ocorrem no Parque Guarani, devido ao represamento da água.

A iniciativa do grupo chamou a atenção da Família Schurmann que realiza a expedição “Voz dos Oceanos”. Em setembro de 2021, a Família Schurmann- Vilfredo, Heloisa, Pierre,David e Wilhelm, que a bordo do veleiro Kat, foi  até Ubatuba conhecer de perto  o trabalho que o Tamoio de Ubatuba vem realizando no Rio Tavares, considerado o segundo mais poluído de Ubatuba.

A família chegou a participar da limpeza do rio Tavares. Após a passagem por Ubatuba, a família postou nas redes sociais elogios ao trabalho realizado pelos integrantes do grupo e fez um alerta:  “O plástico que chega aos oceanos não é apenas o lixo que sobra depois de um dia na praia. Boa parte dos resíduos nos mares chegou lá por meio dos rios e é por isso que reduzir o consumo desenfreado do plástico é um trabalho de todos, não só de quem está próximo ao litoral. Tivemos a oportunidade de conhecer o grupo Tamoio de Ubatuba, que faz um trabalho exemplar no Rio Tavares, o segundo mais poluído de Ubatuba”

Na ação deste sábado, dia 5 os voluntários devem levar sua própria água, além de apresentarem-se com sapatos fechados, luvas, roupas com mangas longas, calças, protetor solar e repelente.  A prefeitura deverá colocar homens e equipamentos na ação.

A ação tem como objetivo recolher todos os resíduos descartados irregularmente no rio a fim de prevenir alagamentos que ocorrem durante a época de chuvas, bem como manter o local com um aspecto agradável e contribuir com o meio ambiente equilibrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *