Operação Escudo chega em Caraguatatuba após tiros contra policiais militares em conjunto residencial

Policiais foram recebidos a bala por supostos traficantes durante patrulhamento em conjunto residencial na região sul de Caraguatatuba

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo transferiu para Caraguatatuba, no litoral norte paulista, a Operação Escudo, realizada pela polícia militar até ontem, nas cidades da baixada santista, onde foram presas 84 pessoas na operação iniciada após a morte do PM Patrick Bastos Reis no dia 27 por criminosos no Guarujá. A ação da PM deixou pelo menos 16 mortos em Guarujá e em Santos.

 

A operação Escudo em Caraguatatuba tenta identificar e prender bandidos que fizeram disparos contra uma viatura da PM no Conjunto Habitacional Nova Caraguá I, no bairro do Perequê-Mirim, região sul da cidade. Na madrugada de quarta-feira, dia 2, uma viatura da PM durante patrulha no residencial alvejada por disparos de arma de fogo disparados por supostos traficantes.

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os dois policiais militares, de 40 e 39 anos, foram surpreendidos por disparos de armas de fogo, que atingiram a viatura. Os PMs reagiram e os bandidos conseguiram fugir.

 

Fotos Viatura: Reprodução Redes Sociais

 

A SSP informou que as diligências continuam em andamento pelo 20º BPMI (Batalhão da Policia Militar) do Litoral Norte, sediado em Caraguatatuba. Ainda segundo a SSP, o caso foi registrado na Delegacia de Polícia da cidade como tentativa de homicídio.

 

O 20º Batalhão da PM informou que a operação na cidade visa “reforçar a segurança e combater o tráfico de drogas na região”. Segundo moradores do Conjunto Nova Caraguá I, inaugurado em 2016, com 730 moradias, o tráfico de drogas domina boa parte do residencial.

 

Estatísticas

 

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgados em julho deste ano a cidade de Caraguatatuba é classificada como a cidade com a maior taxa de morte violentas intencionais no Estado de São Paulo, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. A cidade registrou taxa de 26,7 a cada 100 mil habitantes. No primeiro semestre deste ano, o litoral norte  registrou 24 homicídios, sendo 18 deles em Caraguatatuba. Segundo dados da SSP, no primeiro semestre deste ano foram a cidade contabilizou 18 homicídios, com 19 vítimas; 19 tentativas de homicídios; 38 estupros; 191 roubos a mão armada; e, sete roubos de veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *