Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Defesa Civil de São Sebastião resgataram, ontem, quarta-feira (2), dois cachorros que estavam em situação de abandono na Praia Brava de Boiçucanga, na Costa Sul. Protetores de animais, pescadores e turistas participaram da ação após localizarem os dois perambulando pela trilha de acesso.
Esse grupo se reuniu para denunciar a situação do macho, com cerca de 2 anos, e da fêmea, com mais de 5 anos. Houve uma corrente de solidariedade para que eles pudessem ser resgatados.
As equipes da Defesa Civil e do CCZ foram até o local e pescadores conseguiram pegar os animais de barcos e levar até o porto da Praia de Boiçucanga, onde receberam os primeiros atendimentos.
De acordo com a veterinária Marcella Christoff, chefe do CCZ, o macho, sem raça definida, estava bem debilitado e com muito carrapato. Já a fêmea, uma boxer, se encontrava desnutrida e também com muito carrapato.
“Quanto chegamos ao local, os protetores já haviam ministrado anticarrapaticida nos dois e coletamos os carrapatos para fazer análise. Os dois cachorros foram colocados em caixas de Transporte com auxílio da Defesa Civil e agora estão no CCZ onde passam por avaliação”. Ainda segundo ela, serão feitos exames nos dois e a prioridade no momento é o manejo nutricional com a finalidade de esses cachorros engordarem.
Testemunhas disseram que os dois cachorros eram vistos no bairro de Boiçucanga e a suspeita é que tenham se perdido na trilha há pelo menos três semanas.
O caso será registrado junto à Polícia Ambiental como crime ambiental devido à situação e maus-tratos que eles se encontravam. “Vamos tentar localizar o proprietário para saber o que houve com os cachorros”.