Paraty valoriza sua diversidade musical durante o 10° Encontro Brasileiro de Cidades Históricas

A Prefeitura de Paraty preparou uma agenda de números musicais para acompanhar a realização do 10º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio.

 

Realizadas através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Paraty, a UNESCO e o IPHAN, as apresentações acontecem entre os dias 1 e 4 de agosto. As apresentações celebram a riqueza sonora da comunidade local, que abrange diferentes ritmos das mais diversas origens.

 

Nesta terça-feira, dia 1 de agosto, foi realizado às 17h30, um sarau de abertura, na tenda principal do Encontro, com o músico paratiense Raphael Moreira e sua banda. Foi apresentado um recorte da trilha sonora local a partir de meados do século XX. Ainda nesta terça, às 19 horas, um quinteto de sopros executou o hino nacional e o hino de Paraty. Às 21h, os cirandeiros de Paraty encerram a noite com um baile da tradicional música folclórica que surgiu nas comunidades caiçaras.

 

Nesta quarta-feira, dia 2 de agosto, às 18h30, no palco montado ao lado da Praça da Matriz, haverá a apresentação do coral indígena da Aldeia Itaxim Guarani M’Biá. Amanhã, quinta-feira, dia 3, exibição do jongo do Quilombo do Campinho, na Praça da Matriz às 18h30. E, às 21 horas, apresentação da peça “Sobrados” pela atriz paratiense Bianca Paraty.

 

Na sexta-feira, dia 4 de agosto: ás 18h a Orquestra Sinfônica de Paraty se apresentará na Igreja Matriz. E haverá um grande cortejo da Banda Santa Cecília às 21h, acompanhado pelos bonecos gigantes do bloco Arrastão do Jabaquara. O cortejo percorrerá as ruas do centro histórico e será comandado pelos músicos da mais antiga instituição musical de Paraty.

Encontro

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da abertura do 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, em Paraty (RJ). Nesta terça-feira (1º), Freixo acompanhou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de outras autoridades locais e do Governo Federal, na solenidade de abertura do evento, às 18h40, na Tenda Expo, no Estacionamento da Igreja Matriz, que fica no Centro Histórico da cidade.

O encontro da Unesco, que vai de 1º a 5 de agosto, debaterá modelos de gestão do Patrimônio, financiamentos dos projetos em Patrimônio Mundial, educação patrimonial, economia criativa, sustentabilidade ambiental e patrimonial. “Nós na Embratur estabelecemos uma cooperação importante com o Iphan (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional) e com a Unesco com foco na conservação de nossos patrimônio material e imaterial, e o turismo cumpre um papel decisivo, pois garante sustentabilidade financeira, gera emprego e renda”, disse Marcelo Freixo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *