Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista, registrou em 2022 a maior taxa de homicídios do Estado de São Paulo

Dados foram divulgados neste mês pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento leva em conta apenas municípios com mais de 100 mil habitantes

 

Um artigo do jornalista Ítalo Lo Re, publicado na edição de sexta-feira(28), no jornal O Estado de São Paulo, inclui a cidade de Caraguatatuba, no litoral norte paulista, como uma das mais violentas no estado de São Paulo, segundo dados divulgados neste mês pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento levou em conta apenas municípios com mais de 100 mil habitantes.

 

De acordo com dados dos pesquisadores do Fórum, Caraguatatuba tem taxa de homicídios cerca de três vezes maior que a média. “Com 26,7 casos para cada 100 mil habitantes, a cidade no litoral norte, uma das principais regiões turísticas do Estado, registrou a maior taxa de homicídios do Estado no último ano”, destacou o jornalista em seu artigo.

 

A média nacional de homicídios em 2022, a menor desde 2011, foi de 23,4. Caraguatatuba com o índice de 26,7 casos para cada 100 mil habitantes ultrapassou a média nacional em 2022 e se aproxima aos índices registrados no Rio de Janeiro (27,9).

 

O índice de homicídios de Caraguatatuba superou em muito o registrado em outras regiões do estado, como no interior (em São Carlos foi de 19,2) e, no Vale do Paraíba (em Guaratinguetá o índice foi de 18,6). O índice de Caraguatatuba supera até mesmo da capital paulista que foi de 7,3.

 

Segundo o artigo do Estadão, Investigações apontam o avanço do crime organizado no interior do Estado. Isso pode, também, estar ocorrendo nas demais cidades do litoral norte paulista.

 

Autoridades policiais do Estado e, também, do litoral norte, argumentam que a maioria das mortes resultam de briga entre traficantes. De qualquer maneira, o aumento da criminalidade e das mortes gera insegurança aos moradores e prejudica os negócios, principalmente, imobiliários e o turismo no município.

 

Caraguatatuba  tem 134.875 moradores, segundo o Censo de 2022. A cidade registrou um aumento populacional de 33,75% em comparação com o Censo de 2010. Caraguatatuba tem a maior população da região, superando Ubatuba (92.980), São Sebastião (81.540) e Ilhabela ( 34.934). A cidade é também o centro comercial e educacional da região e a porta de entrada do litoral norte.

 

2023

 

Os números divulgados no primeiro semestre de 2023 continuam colocando a cidade de Caraguatatuba entre as mais violentas do Estado de São Paulo. No primeiro semestre deste ano o litoral Norte registrou 24 homicídios com 25 vítimas,  segundo dados estatísticos divulgados  pela Secretaria de Segurança Pública. Cerca de 80% das mortes ocorreram em Caraguatatuba.

 

Os dados estatísticos informam ainda que nos primeiros seis meses do ano foram registradas na região 31 tentativas de homicídios (19 delas em Caraguatatuba), um latrocínio (registrado em Ubatuba), 99 estupros (38 deles em Caraguatatuba), 430 roubos(190 deles em Caraguatatuba) e 16 roubos de veículos.

 

Caraguatatuba, no primeiro semestre deste ano, registrou 18 homicídios, com 19 vítimas; 19 tentativas de homicídios; 38 estupros; 191 roubos a mão armada; e, sete roubos de veículos.

 

No primeiro semestre de 2022 a cidade registrou 17 homicídios, um latrocínio, 38 estupros e 197 roubos. O município ainda não contava com a Guarda Civil Municipal que iniciou seus serviços em 2023.

 

Ubatuba aparece como a segunda cidade mais insegura do litoral norte. No primeiro semestre deste ano foram registrados: quatro homicídios com quatro vítimas; 12 tentativas de homicídio; um latrocínio (roubo seguido de morte, em abril); 23 estupros; 160 roubos; e, três roubos de veículos.

 

No mesmo período de 2022 foram contabilizados na cidade de Ubatuba: 13 homicídios, 20 estupros e 149 roubos a mão armada. O número de homicídios foi bem menor no primeiro semestre deste ano.

 

Em São Sebastião, a cidade registrou queda no número de homicídios; no primeiro semestre deste ano houve apenas uma morte violenta; no mesmo período no ano passado foram sete mortes. O número de estupros cresceu em 2023, foram 25 casos contra 20 no mesmo período ano passado.  O número de roubos aumentou em 2023, foram 68 contra 67 registrados em 2022.

 

Ilhabela permanece como a cidade mais tranquila no litoral norte paulista. No primeiro semestre de 2023 foram contabilizados um homicídio, quatro tentativas de homicídios, 13 estupros e 11 roubos a mão armada. No primeiro semestre de 2022 foram um homicídio, cinco estupros e nove roubos.

 

Prefeitura de Caraguatatuba

 

A prefeitura de Caraguatatuba afirmou, em nota, que embora seja uma responsabilidade do Estado, principalmente no combate ao tráfico de drogas e solução de crimes por meio das Polícias Civil e Militar, a atual administração de Caraguatatuba tem investido na área de segurança pública. Confira a integra da nota encaminhada ao Notícias das Praias:

De 2017 para cá são investidos mais de R$ 5 milhões ao ano em convênios com as Polícias Civil e Militar, seja com a implantação da Atividade Delegada (onde os policiais em horários de folga trabalham e recebem da Prefeitura), com a reestruturação da capacidade do IML (Instituto Médico Legal) – que atende todo o Litoral Norte, reforma e ampliação de delegacias, além de custear aluguéis e manutenção de viaturas do Estado. E como forma de ampliarmos a questão da sensação de segurança, criamos a Guarda Civil Municipal com mais de 60 homens que atuam em espaços e prédios públicos e dão apoio em operações especiais das Polícias. Além disso, foram implantadas mais de 180 câmeras de monitoramento e criamos a chamada Muralha Eletrônica.

A união das forças de segurança tem alcançado bons resultados, como indica a própria Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo com uma queda nos índices de roubos e furtos, principalmente. Importante ressaltar que a solução dos crimes de homicídios são de competência do Estado, por meio da Polícia Civil e, muitas vezes, se referem ao acerto de contas do tráfico de drogas.

Pode-se destacar também os grandes investimentos que tem sido realizados em iluminação pública, de Norte a Sul da cidade, melhorando a sensação de segurança. São mais de 26 mil luminárias, sendo 5.123 novos pontos de luz nos últimos anos, inclusive no trecho da Serrinha (Rodovia SP-55). E novos projetos já estão em andamento como: iluminação da rodovia do trecho da Cocanha até Tabatinga e melhorias na iluminação das ciclovias Sumaré, Cidade Jardim e da região sul.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *