Um praticante de parapente morreu ontem, sexta-feira(28), após cair com seu aparelho na praia de Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião. A vítima, Jumar Aparecido Messias, tinha 60 anos e residia em São Sebastião. Foto Capa: Parapente sobrevoando a praia Martim de Sá, em Caraguatatuba.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos(GBMar) o acidente ocorreu por volta das 14h20. Uma equipe do GBMar de Maresias, usou um jet ski e uma URSA(Unidade de Salvamento Aquático) para prestar socorro à vítima.
O GBMar informou que ao chegar no local do acidente foi avistada a vítima, Jumar Aparecido Messias, na zona de arrebentação sofrendo impacto de ondas, com uma mochila de paraglider em suas costas.
Segundo consta no boletim de ocorrência, após pousar na praia, Jumar procurava recolher da água o seu paraquedas, mas acabou sendo arrastado para dentro do mar devido as fortes ondas. O velejador, por causa do peso do equipamento, não conseguiu sair do mar e acabou se afogando.
Os soldados Sávio e Santos Lemes, que estavam de folga, passavam pela praia e prestaram socorro ao velejador. Colocaram a vítima, que se encontrava em parada cardiorrespiratória, num jet ski do GBMar que transportou Jumar até o canto esquerdo da praia de Boiçucanga, onde ele recebeu manobras de reanimação pelos guarda-vidas.
Em seguida, a vítima foi embarcada na URSA ainda recebendo atendimento RCP (Manobras de reanimação) e transportada até o Hospital de Boiçucanga, onde recebeu os cuidados do Dr. Rodolfo Baloch Junior, Apesar de todo procedimento feito a vítima não resistiu e acabou morrendo. Foi atestado o óbito no Pronto socorro do Hospital.