Ação denominada “Go Blue” é promovida pelo do Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros, por meio do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBmar), realiza uma campanha de prevenção a afogamentos nesta semana. Uma das ações que integra a iniciativa é a iluminação de prédios públicos com iluminação azul, chamando a atenção para a causa.
Em Ubatuba, a Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) viabilizou a participação da municipalidade. O monumento que recebe a iluminação é a estrutura óssea da baleia que fica na Praça da Baleia, próximo ao Aquário de Ubatuba. Além disso, os próprios guarda-vidas têm entregado panfletos e conversado com os banhistas, conscientizando sobre os cuidados que se deve ter ao entrar no mar.
A campanha acontece até sábado, 29, e visa conscientizar e convocar todos a se tornarem protagonistas da prevenção ao afogamento e tem como objetivo divulgar a data, atingindo o maior número de pessoas possível. De acordo com estatísticas do Corpo de Bombeiros, os afogamentos no Brasil vitimizam quase seis mil pessoas.
O balanço da “Operação Praia Segura” apresentado pelo GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo do Litoral Norte após a temporada de verão mostrou uma redução de 50% no número de óbitos na temporada de 2023 em comparação com a temporada de verão de 2022.
Na temporada de 2023 foram registrados quatro óbitos contra oito no ano anterior, 2022. Das quatro mortes, duas ocorreram em Caraguatatuba e duas em Ubatuba.
Segundo o GBMar, em relação às vítimas salvas, houve uma redução de 8,3% em relação ao ano anterior. No verão de 2023 foram salvos 821 banhistas contra 896 no ano passado.
O Gbmar sempre destaca a importância de o banhista conhecer o local que vai entrar no mar, que converse com um guarda-vidas e, também, fique atento às orientações e advertências sonoras do profissional. A orientação é que os turistas possam ligar previamente para o Gbmar e consultar qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.
Recomendações:
Pedras e costeiras são sempre um risco potencial;
Boias e objetivos flutuantes geram falsa sensação de segurança e causam muitas mortes;
Álcool e mar não se misturam;
Respeite a sinalização: elas indicam o risco à vida;
Peça e respeite a orientação do guarda-vidas: ele é seu o melhor amigo na praia;
Procure praias adequadas para o banho, elas são diferentes.