Na terça-feira, dia 25, a 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° BPAmb, realizou ações contra a pesca ilegal e predatória nas águas do município de Cananéia, litoral sul paulista. Diversas abordagens e fiscalizações foram realizadas no interior da APAMLS – Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Sul, e resultaram em flagrante de pesca sem licença pela entrada da barra do município.
Os Policiais Militares flagraram uma embarcação com dois pescadores a bordo, com um espinhel de 150 metros de comprimento, com 50 anzóis. Após fiscalização ambiental, foi constatada a falta de licença de pesca da embarcação, contrariando a legislação pesqueira vigente, resultando na apreensão da mesma, bem como do petrecho e todo pescado a bordo, sendo 93 quilos de Bagre-branco e um exemplar de tubarão, conhecido popularmente como cação fidalgo, nome científico ”Carcharhinus obscurus”, espécie que consta na lista de ameaçados de extinção, classificado como “Em Perigo”.
O flagrante resultou também na elaboração de dois autos de infração ambiental em desfavor dos dois pescadores, totalizando mais de 8 mil em multas, os quais terão de comparecer a uma unidade da Secretaria do Meio Ambiente para prestar esclarecimentos.
O pescado apreendido foi doado ao Fundo Social de solidariedade de Cananéia, bem como á UNESP – Universidade Estadual Paulista, os quais farão o direcionamento, fazendo assim o papel social da instituição, beneficiando dezenas de pessoas carentes e em situação de risco.