Tricampeão Gabriel Medina ainda luta por vaga na final da WSL e nas olímpiadas de Paris 2024

Filipinho Toledo, de Ubatuba, assegurou uma das vagas olímpicas, a segunda vaga tem na disputa João Chianca, Yago Dora e Gabriel Medina 

O surfista de Ubatuba, Filipe Toledo, lidera o ranking mundial de surfe e é o único surfista já garantido no WSL Finals que acontecerá em Trestles, na Califórnia, de 8 a 16 de setembro. Outros três brasileiros lutam para chegar a decisão: João Chianca, Yago Dora e Gabriel Medina.

Filipinho que venceu ontem, quarta-feira(19), a nona etapa do mundial de surfe disputada em Jeffrey’s Bay, na África do Sul, derrotando o australiano Ethan Ewing, também já garantiu a sua vaga nos jogos olímpicos de Paris de 2024.

No atual ranking mundial da WSL, o Brasil tem quatro surfistas entre os seis primeiros colocados, faltando apenas uma etapa, a de Teahupo’o, no Tahiti, de 11 a 20 de agosto, para definir os outros quatro surfistas que disputarão o ESL Finals, na Califórnia.

A final do mundial de surfe de 2023, em Trestles, na Califórnia(EUA), terá Filipinho Toledo, líder do ranking e os quatro melhores surfistas ranqueados. Filipinho venceu três etapas este ano, os demais, apenas uma cada um.

Yago Dora e João Chianca estão em melhores condições para chegarem ao WSL Finals. Se vencerem ou ficarem entre os semifinalistas da etapa do Tahiti praticamente garantem suas presenças da decisão do mundial.

O surfista sebastianense Gabriel Medina sexo no ranking, terá que vencer a etapa do Tahiti e torcer para que Yago Dora e João Chianca não avancem para a segunda fase da competição. Se Medina vencer a etapa poderá ocupar a quinta colocação, tirando Yago Dora da decisão do título. A diferença entre os dois é de 1.425 pontos.

No ano passado, o surfista sebastianense Miguel Pupo venceu a etapa do Taiti. Gabriel Medina foi campeão nos anos de 2014 e 2018. No ano passado, Filipe Toledo foi eliminados no round 2, a repescagem da etapa de Teahupoo. Medina não disputou a etapa por conta de uma lesão no joelho.

A etapa do Tahiti também definirá a segunda vaga do Brasil nas olímpiadas de Pris 2024: estão na disputa: João Chianca, Yago Dora e Gabriel Medina. Filipinho garantiu a primeira vaga ao vencer em Jeffrey’s Bay.

“É uma sensação maravilhosa. Todo surfista busca ser campeão mundial, mas disputar uma Olimpíada é o ápice em qualquer esporte. Estou muito feliz e espero representar o Brasil da melhor forma no ano que vem”, disse Filipinho Toledo após confirmar a vaga olímpica em Jeffrey’s Bay.

Confira o ranking atualizado:

1º – Filipe Toledo – 54.980

2º – Ethan Ewing(Austrália) – 47.815

3º – Griffin Colapinto(EUA)- 47.540

4º – João Chianca(Brasil)- 42.960

5º – Yago Dora (Brasil)- 36.865

6º – Gabriel Medina(Brasil)- 35.440

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *