O Pickleball, um esporte de raquete, que combina elementos do tênis, badminton e ping-pong ou tênis de mesa, que se tornou uma febre nos Estados unidos, chegou as praças de Caraguatatuba, no litoral norte paulista.
O pickleball não é novidade: existe desde 1965. Foi inventado pelo congressista americano Joel Pritchard e seus amigos Bill Bell e Barney McCallum durante as férias de verão em Bainbridge Island, que fica no estado de Washington, no oeste dos EUA. O nome surgiu porque o cão do congressista, chamado “Pickle”, ia sempre apanhar a bola (bola de Pickle). O primeiro torneio oficial de pickleball foi realizado em 1975 nos EUA.
Durante a epidemia de Covid, o Pickleball cresceu assustadoramente nos Estados Unidos e no mundo. É um esporte classificado como inclusivo que pode ser praticado por todos uma vez que as suas regras são simples e a dinâmica do jogo requer menos exigência física do que outros desportos como o tênis ou beach tênnis.
Jogo
Pickleball pode ser jogado em duplas ou por duas pessoas. A pontuação vai até 11 pontos, vence quem somar 11 pontos com dois pontos de diferença sobre o adversário. O ponto ocorre quando a bola toca duas vezes na quadra do adversário, erro do adversário ou pela bola arremessada na rede ou para fora da quadra.
O jogo é praticado numa quadra com piso duro com dimensões de 6,10 m de largura e 13,41 m de comprimento. Uma rede separa os campos ocupados pelos adversários, semelhante a quadra de tênis, mas com dimensões menores.
A raquete é semelhante a do beach tênnis, porém menor. A bola utilizada é a grande diferença: ela é de plástico duro e perfurada. A bola tem 24 furos para jogo fechado e 42 furos para partidas disputadas em áreas livres.
Improvisado
Em Caraguatatuba, o pickleball está sendo introduzido pelo mesmo pessoal que introduziu o beach tênis em 2011: o professor Mário Arouca, Marinho e Ratinho. A turma pratica o novo esporte em uma quadra improvisada na praça Antonio Fachini, na praia Martim de Sá.
A quadra é demarcada com giz e recebe a rede. O grupo pratica o novo esporte nas manhãs de sábados e domingos. O professor Neca é um dos praticantes da nova modalidade esportiva que a cada dia ganha novos adeptos em Caraguatatuba.
“Começou por Governador Valadares em Minas Gerais e começa a se expandir por outros estados. Aqui em Caraguatatuba estamos praticando há um mês. Temos cerca de 30 praticantes. Estamos buscando parceria com a prefeitura para implantar quadras oficiais. Acredito que a modalidade deve crescer muito no estado de São Paulo”, comentou o professor Marinho Arouca.