O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visita o litoral norte nesta sexta-feira, dia 21. O governador estará em Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, onde lançará obras de esgotos, visita construção de moradias populares e entrega balsa reformada na travessia entre São Sebastião e Ilhabela.
Em Caraguatatuba, às 9 horas, acompanhado do prefeito Aguilar Junior, Tarcísio assina a ordem de serviço para o início de obras de Sistemas de Esgotamento Sanitário em bairros da cidade. A cerimônia será às 9h, no bairro Jaraguazinho, na EMEF Profº Jorge Passos.
O investimento gira em torno de R$ 64,2 milhões e prevê as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Martim de Sá, beneficiando também os moradores do Cidade Jardim e Jardim Terralão; do Sistema de Esgotamento Sanitário Jaraguazinho; além do Sistema de Esgotamento Sanitário Golfinhos (Fase I).
Caraguatatuba é a cidade do Litoral Norte que mais tem cobertura de água e esgoto na região, com 100% de água tratada e 92% de esgoto coletado, já que todo efluente coletado é tratado.
Para o prefeito Aguilar Junior, mais que entregar saneamento é investir em saúde, por isso, destacou que buscar a universalização do saneamento básico é ofertar dignidade e qualidade de vida para população.
Às 11h30, o governador estará em Ilhabela, onde ao lado do prefeito Toninho Colucci, assinará o início das obras dos Sistemas de esgotamento sanitário dos bairros Praia Grande, Bexiga, Curral, Veloso e São Pedro e, também, fará a entrega da balsa FB-25 no sistema de travessias São Sebastião-Ilhabela.
Ilhabela possui o segundo pior índice na região de moradias atendidas com coleta e tratamento de esgoto: 62%. A cidade com menor índice de saneamento é Ubatuba que tem apenas 56% das moradias com coeta e tratamento de esgoto. São Sebastião tem 74% de suas moradias atendidas por coleta e tratamento de esgoto; e, em Caraguatatuba, este índice chega a 92%.
Às 14h30, o governador estará em São Sebastião, onde fará uma visita técnica às obras do conjunto habitacional em construção na Baleia Verde, na Costa Sul do município. Ele também visitará a Vila de Passagem, na Topolândia, área central da cidade.
Inicialmente, ele deve chegar à Vila de Passagem, por volta das 14h30, onde se encontrará com moradores vítimas do evento climático ocorrido no dia 19 de fevereiro e aguardam o término das 704 unidades habitacionais em construção nos bairros de Maresias (186) e Baleia Verde (318).
Em seguida, está marcada sua ida à Baleia Verde para acompanhar a colocação do telhado no terceiro edifício em construção. A previsão da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) é que o primeiro bloco fique pronto em outubro e o segundo a partir de dezembro deste ano. Junto com o governador, deve estar o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), Marcelo Branco.