Túnel da Tamoios, considerado o maior do país, foi interditado por motivos técnicos na manhã desta quarta-feira(19)

Motoristas foram pegos de surpresa com a interdição pois concessionária não divulgou o fechamento do túnel antecipadamente como faz tradicionalmente. Foto: Reprodução Redes Sociais

A Concessionária Tamoios informa que nesta quarta-feira (19), por volta das 9h, o Túnel 3/4 foi fechado ao tráfego por cerca de 20 minutos por motivos técnicos. Os veículos que utilizavam o trecho de subida da serra em direção até São José dos Campos foram pegos de surpresa, normalmente, a concessionária informa com antecedência quando fecha um dos túneis para serviços técnicos.

Os motoristas tiveram que aguardar na pista a liberação do túnel. Segundo informou a concessionária, às 9h20 o túnel foi liberado e o fluxo em direção até São José dos Campos foi normalizado. A concessionária não deu detalhes sobre o serviço que teria sido feito no túnel durante a sua interdição.

O novo trecho de subida da serra, conhecido como nova serra foi inaugurado em março do ano passado, com 22 quilômetros de pistas modernas e quatro túneis. O túnel ¾ que foi interditado na manhã desta quarta-feira(19) é o maior deles e considerado o maior do país com 5,5 quilômetros de extensão.

 

O túnel mais longo do Brasil, de 5,5 quilômetros de extensão, ganhou o nome de Antônio de Queiroz Galvão, fundador da Queiroz Galvão, empresa que fez a obra finalizada em março de 2022.

 

O nome concedido ao túnel foi feito através de uma lei sancionada em março deste ano, pelo governador Tarcísio de Freitas(Republicanos). O túnel com 5.555 metros de extensão levou seis anos para ser concluído.

 

O Túnel 5 é o primeiro a ser adentrado quando se inicia a subida, ainda no litoral. O Túnel 1 é o último túnel do trecho, saindo no Planalto, no km 65. Os túneis 5, 3/4 e 1 possuem também um túnel de serviço e saídas de emergência. O túnel 2 não conta com túnel de serviço por ter menos de 1 km de extensão.

Os outros três túneis possuem 3,7 kms (o número 5), 2,9 kms (o número 1) e 0,7 kms (o número 2). O trecho conta com duas faixas de rolamento e diversos recursos de operação que visam garantir ainda mais conforto e segurança aos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *