Após alerta da Marinha do Brasil e recomendação da Defesa Civil, as prefeituras de Caraguatatuba e São Sebastião decidiram adiar a abertura de eventos programados para amanhã, sexta-feira, dia 14. A Marinha e a Defesa Civil emitiram alerta de ventos com rajadas de até 100 km/h na região, entre esta quinta-feira, dia 13 e amanhã, sexta, dia 14, devido a passagem de um ciclone extra tropical no sul do país.
Os ventos são de direção noroeste a sudeste e devem afetar a faixa litorânea entre os Estados de Santa Catarina e de São Paulo, de Laguna (SC) a São Sebastião. O ciclone deve provocar ondas de até 4,5 metros. A orientação da Marinha e da Defesa Civil é para que marinheiros e pescadores fiquem em alerta antes de saírem ao mar.
As prefeituras decidiram adiar a aberturas de seus eventos por motivo de segurança. Em Caraguatatuba, em agosto do ano passado, vendaval com rajadas de até 80 km/h causaram estragos na cidade. A tenda da praça da Cultura, local onde acontecerá o festival do Camarão, foi destruída pela força dos ventos(FOTO).
Caraguatatuba
Em Caraguatatuba, a prefeitura e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) decidiram adiar a abertura do 24ª edição do Festival do Camarão para terça-feira (18/7). Inicialmente agendado para esta sexta-feira (14/7), a mudança se deve ao alerta emitido pela Defesa Civil que prevê rajadas de ventos superiores a 60 km/h em todo o Litoral Norte entre quinta-feira e sexta-feira (13 e 14/7).
Com isso, a abertura do Festival do Camarão será na terça-feira (18/7), às 18h, e seguirá com a programação até dia 30 de julho. A entrada é gratuita. O Festival contará com 21 barracas, sendo 19 de alimentos e refeições preparados à base de camarão e mandioca e duas barracas de doces caseiros e tradicionais da região, com preços que variam entre R$ 7 a R$ 70.
A expectativa da organização é que mais de 100 mil pessoas compareçam à Praça da Cultura durante os dias de festa, que contará com uma programação artística e cultural especialmente pensada para a ocasião. A mudança de data visa garantir maior segurança aos participantes e visitantes.
São Sebastião
Visando a segurança dos munícipes e visitantes, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), informa que, devido ao alerta emitido pela Marinha do Brasil para a chegada de fortes ventos que podem atingir os 100 quilômetros por hora entre a noite de quarta (12) e a manhã de sexta-feira (14), o Arraiá Caiçara de São Sebastião 2023 foi adiado.
O evento, que ocorreria de 13 a 23 de julho, agora será realizado de 20 a 30 de julho, no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico do município. A fase classificatória e a fase final do Festival Sertanejo do Arraiá Caiçara acontecerão nas mesmas datas divulgadas no edital, nos dias 20 e 21 de julho.