Nona etapa do mundial de surfe deve ser iniciada nesta quinta(13) em J-Bays na África do Sul

Deve ser iniciada nesta quinta-feira, dia 13, as disputas da nona etapa do circuito mundial de surfe, em Jeffreys Bay uma localidade pertencente à província Oriental do Cabo, na África do Sul. A competição seguirá até o dia 22. O brasileiro Filipinho Toledo, de Ubatuba, lidera o ranking da competição em 2023.

A etapa já foi vencida por brasileiros em 2017 e 2018 por Filipe Toledo(Foto) e em 2019 por Gabriel Medina. Na edição de 2022, no masculino, os brasileiros não se deram bem em Jeffreys Bay.

O campeão da etapa foi o australiano Ethan Ewing que venceu na decisão o compatriota Jack Robinson: 16,80×16,30. No feminino, vitória da brasileira Tatiana Weston-Webb que venceu na final a australiana Tyler Wrigth: 17,50×15,67.

No ano passado, o brasileiro melhor colocado no masculino foi Yago Dora, que venceu a nona etapa do mundial disputada em Saquarema(RJ). Yago chegou até as semifinais em J-Bays, sendo eliminado pelo australiano Ethan Ewwing, que venceu a etapa. Yago ficou na 3º colocação.

Samuel Pupo e Ítalo Ferreira terminaram na quinta colocação, eliminados nas quartas de finais. Samuel foi eliminado pelo australiano Jack Robinson: 17,83×12,83. Ítalo perdeu para o japonês Kanoa Igarashi: 15,43×15,00.

Filipe Toledo, Miguel Pupo e Caio Ibelli terminaram a etapa na nona colocação, foram eliminados no round 16, respectivamente, para Yago Dora, Connor O’Leary e Kanoa Igarashi. Gabriel Medina não disputou a etapa devido a uma contusão no joelho.

Filipinho já está garantido nas WSL Finals, que reunirá os cinco melhores surfistas do ranking para definir o campeão de 2023. A WSL Final vai acontecer em Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, de 8 a 16 de setembro. João Chianca, Yago Dora e Gabriel Medina ainda buscam a vaga.

O Corona Open J-Bay, na África do Sul, de 13 a 22 de julho é a penúltima etapa do mundial. A última etapa será disputada em Teahupoʻo, Tahiti, French Polynesia, de 11 a 20 de agosto.

Confira as baterias iniciais da etapa de J-Bay

Round 1 masculino

  1. João Chianca (BRA) x Barron Mamiya (HAV) x Seth Moniz (HAV)
  2. Ethan Ewing (AUS) x Caio Ibelli (BRA) x Rio Waida (IND)
  3. Griffin Colapinto (EUA) x Liam O’Brien (AUS) x Kelly Slater (EUA)
  4. Filipe Toledo (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP) x Adin Masencamp (AFS)
  5. Yago Dora (BRA) x Connor O’Leary (AUS) x Ian Gentil (HAV)
  6. John John Florence (HAV) x Italo Ferreira (BRA) x Callum Robson (AUS)
  7. Gabriel Medina (BRA) x Ryan Callinan (AUS) x Matthew McGillivary (AFS)
  8. Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Jordy Smith (AFS)

Round feminino

A brasileira Tatiana Weston-Webb que venceu em J-Bays no ano passado disputará a primeira bateria enfrentando a australiana Tyler Wright e a francesa Johanne Defay.

 

Confira o ranking: 

1- Filipe Toledo(Brasil) – 44.980

2- Griffin Colapinto(EUA)-44.220

3- Ethan Ewing(Austrália)- 40.015

4-João Chianca (Brasil)- 39.640

5- Yago Dora (Brasil) – 32.120

7- Gabriel Medina (Brasil)- 29.355

*No feminino, a brasileira Tatiana Weston-Webb é a sexta colocada com 31.625 pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *