A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, juntamente com a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, manteve as restrições para a subida de veículos no período noturno até o alto do Morro Santo Antônio, onde foi inaugurada no sábado, dia 8, a nova estátua do padroeiro da cidade.
A caminhada a pé até o alto do morro pode ser feita ao longo de todo o dia e até durante a noite, mas foi definido que veículos somente podem subir o morro das 6 às 17 horas de segunda até sexta-feira e das 7 às 16 horas aos sábados e domingos.
Segundo consta, foi proibido o acesso de veículos no período noturno por questões de segurança. Segundo a prefeitura, quem for flagrado descumprindo a regra estará sujeito a multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.
No portal que foi instalado na subida do morro está devidamente informado os horários de acesso dos veículos e também, que o trecho tem1,6 quilômetros e uma elevação de 350 metros. A velocidade máxima permitida é de 20 km/h.
Por ser uma subida bem íngreme é recomendado que os veículos tenham boas condições mecânicas antes de iniciar a subida até o alto do morro. Existe um estacionamento gratuito para cerca de 12 carros pequenos nas proximidades do portal instalado pela prefeitura.
Monumento
O Mirante do Santo Antônio é um dos pontos turísticos mais visitados de Caraguatatuba. Além da imagem do padroeiro, o local sedia duas rampas de decolagem de voo livre(asa delta e paraglider ou parapente) e oferece uma das mais belas vistas da baia formada por Caraguatatuba e São Sebastião com Ilhabela aos fundos.
Com a instalação do novo monumento, inaugurado no sábado em cerimônia que contou com a presença do prefeito Aguilar Junior e missa campal celebrada pelo bispo Dom José Carlos Chacorowski e coo-celebrada pelos padres: Vladimir, Mauro, Eduardo, Cláudio e Floriano, acompanhada por centenas de fiéis, aumentou ainda mais o acesso de pessoas até o alto do morro nos últimos dias.
População aprova
A antiga estátua instalada em 2008 pelo então prefeito José Pereira de Aguilar e retirada do alto do morro em abril por oferecer risco aos visitantes não era a ideal para os fiéis de Santo Antônio. Os fiéis alegavam que o monumento feito pelo artista Irineu Migliorini não era semelhante a da cópia de 200 anos emprestada pela igreja para a confecção da estátua.
Os fiéis chegaram a fazer um abaixo-assinado, que reuniu cerca de 10 mil assinaturas, cobrando do prefeito Antônio Carlos da Silva, que sucedeu Aguilar, cobrando a troca do monumento por um outro mais semelhante com a cópia cedida pela igreja para a construção da estátua em 2008.
O novo monumento teve uma ótima aceitação entre os católicos e fiéis de Caraguatatuba. Chamado de o guardião da imagem de Santo Antonio nas procissões e peregrinações, Pedro Luiz Ferreira, vai sempre à frente, carregando consigo a imagem do Padroeiro. Para ele, “é uma grande satisfação ver a nova imagem tão semelhante à imagem real do santo”. Ficamos felizes e Caraguá merece!”, completa.
Moradora da cidade há mais de 60 anos, Vanda Lúcia Domiciano aplaude a iniciativa de revitalizar a imagem. Ela conta que já levou um amigo seu, do Canadá, até o alto do morro. “É um ponto turístico importante e espero que a nova imagem atraia ainda mais os turistas”.
Murillo Anderson, de 15 anos, conhecido em Caraguatatuba como “Pequeno Valente”, tem uma relação especial com Santo Antônio e foi à inauguração para estreitar ainda mais seus laços de fé. Ele conta que quando criança teve uma severa doença nas pernas, sem possibilidades de cura. Perguntado sobre o que fez ele voltar a andar, com sua saúde recuperada, Murillo disse: “Foi minha fé em Santo Antônio”.
E a fé também motivou Rosana Leite Ayllon a participar do evento. Nascida em Caraguatatuba e devota do santo, lembra que fez uma promessa pela cura de sua filha. “Tive a graça alcançada e desde então, subo o morro todos os anos em agradecimento”. Para ela, a revitalização da imagem do padroeiro foi fantástica. De qualquer ponto da cidade podemos vê-lo, lindo!”.
A imagem
Não conseguimos saber que foi o autor do novo monumento e nem quanto a igreja pagou pela obra. A nova imagem de Santo Antônio é feita em fibra de vidro e tem 20 metros de altura. Seu interior é composto por uma estrutura metálica. Ela monocromática e protegida por um sistema de para-raios para não danificar a estátua em casos de intempéries. A imagem conta com uma iluminação específica para sinalização aérea de segurança para aeronaves.
Já para iluminação, foram instaladas pela concessionária Caraguá Luz cerca de 70 luminárias de LED de 25 Watts, com temperatura de cor mais baixa para não incomodar os animais existentes na mata que circunda a estrada. Além disso, foram instalados dois painéis geradores de energia fotovoltaica, uma vez que a energia gerada no trecho será solar.