O Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França (HRLN), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, está funcionando em sua capacidade plena desde junho de 2022, há exatamente um ano oferecendo diversos serviços de média e alta complexidade à população da região, como oncologia, cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, já foram mais de 130 mil atendimentos, 220 mil exames e 4,8 mil cirurgias, desde que foi fundado em 2020, exclusivo para atendimento pacientes Covid, e hoje é um dos principais do litoral norte paulista.
O HRLN foi escolhido como principal unidade hospitalar para realizar os atendimentos às vítimas das chuvas de São Sebastião e, ponto estratégico para receber os pacientes que chegavam de helicópteros no heliponto do hospital, apropriado para pousos e decolagens de aeronaves de grande porte. Para Gustavo Cursino diretor executivo da unidade, “em situações graves é necessário correr contra o tempo para salvar uma vida, é ótimo termos essa estrutura, pois podemos oferecer a assistência mais eficiente aos pacientes”.
O hospital oferece também ambulatório com mais de 20 especialidades médicas, incluindo especialidades cirúrgicas, como cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, clínica médica paliativos, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia. A unidade possui capacidade de 146 leitos de enfermaria, 40 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 16 leitos dia, com essa estrutura os moradores da região do Litoral Norte de São Paulo não precisam mais se deslocar para outros municípios para realização desses serviços, podem fazer próximo de casa com conforto e segurança.
O Hospital Regional do Litoral Norte foi construído pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para dar cobertura aos quatro municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. É administrado pelo Instituto Sócrates Guanaes.