Golfinho é resgatado após encalhar em praia de Santos

 

Dois dias após ser resgatado pelo Instituto Gremar na Praia do José Menino, em Santos (SP), o golfinho da espécie Kogia breviceps – popularmente conhecida como cachalote-pigmeu – apresenta evolução positiva em seu quadro clínico. A ação é resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

 

O animal segue no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos no Guarujá (SP), onde está sendo monitorado 24h em um tanque de 60 mil litros de água, com sistema de suporte de tratamento, onde recebe medicações, suplementação vitamínica e alimentação.

 

Ontem, terça-feira (4/7), foi constatada uma melhora significativa em sua capacidade de natação e orientação. Além disso, exames clínicos colhidos pela manhã também apontaram indicadores dentro da normalidade.

 

Pela natureza da espécie, de hábitos oceânicos, e mantida a evolução positiva do quadro, a equipe do Instituto Gremar já se mobiliza para planejar uma possível soltura do animal nos próximos dias. Outras informações serão divulgadas em breve.

 

Entenda

 

Na manhã do último domingo (2/7), o Instituto Gremar recebeu um acionamento por meio do Corpo de Bombeiros para prestar atendimento ao golfinho, que encalhou com vida na Praia do José Menino, em Santos.

 

Durante mais de quatro horas os veterinários e técnicos de campo permaneceram no mar, a cerca de 30 metros da faixa de areia, onde o animal foi medicado e estabilizado, até que pudesse ser encaminhado ao Centro de Reabilitação localizado no Guarujá (SP).

 

Trata-se de uma fêmea, juvenil, com aproximadamente 3m de comprimento, que apresentava lesões aparentes em sua região caudal. A operação contou com apoio da Guarda Municipal de Santos e também do Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *