Maior evento de vela da América Latina conta com quatro barcos baianos já inscritos
50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela já conta com barcos confirmados da Bahia para as regatas de 22 a 29 de julho, no Yacht Club de Ilhabela. Os veleiros do Aratu Iate Clube Jack Sparrow Lasquinê (HPE 25), Dona Marina (RGS) e o Marujo’s Stanley (ORC) estarão nas disputas levando a tradição da vela no estado.
As equipes correm na Baía de Todos-os-Santos, cartão-postal baiano e um dos palcos de grandes regatas internacionais. Os times escolheram participar das regatas em Ilhabela (SP) devido ao nível técnico da competição, considerada a maior da América do Sul.
O time do Jack Sparrow Lasquinê quer mostrar a força da HPE 25 na Bahia, estado que sediou o Brasileiro da categoria e conta com outras equipes de alto-nível. Quase sempre nomes como os medalhistas pan-americanos Juliana Duque e Rafa Martins correm no monotipo de 25 pés.
”A Semana de Vela é um evento sensacional e esse ano será mais especial ainda, por se tratar de um marco histórico de 50 anos. Velejar na ilha em uma classe tão competitiva já é muito bom e nesse contexto de um ano tão importante será marcante e inesquecível”, disse André Costa, comandante.
”Estamos bastante animados para a campanha, vamos correr em uma classe extremamente técnica e competitiva que é a HPE 25, a expectativa é muito grande e o desafio maior ainda em velejar em uma raia diferente e tão seletiva”.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá também o Marujo’s Stanley que virá do Aratu Iate Clube da Bahia. O barco Bruce Farr 42 mediará na classe ORC contra os favoritos brasileiros e os estrangeiros, que também irão comparecer em peso em Ilhabela (SP).
”É um evento que engrandece o velejador que participa, principalmente pelo nível técnico dos barcos brasileiros e até estrangeiros! Vale a pena o esforço de mobilizar a tripulação e encarar a logística e enfrentar as feras”, contou Gerald Hamilton Wicks Júnior, comandante do Marujo’s Stanley.
O barco Dona Marina, que correrá na RGS, conta com a entrosada tripulação de irmãos, primos e amigos de infância de Salvador. Serão 10 tripulantes em Ilhabela (SP) na embarcação modelo First 40.7.
“O grande forte do barco é com o vento acima de 12 nós. A tripulação é toda da Bahia, quatro já tiveram a experiência de correr a Semana Internacional de Vela. Esse ano vamos com o nosso barco, estamos na classe RGS, estamos há cinco meses treinando com a equipe. Vamos chegar fortes, mas sabemos o quanto será difícil. Estamos indo também para brincar, para nos divertir e competir com esse pessoal para aumentar o nosso nível”, comentou o capitão do barco, Maxwell Lavigne.
“Em Ilhabela temos que estar atentos as rondadas e as variações de vento, a equipe tem que estar muito bem preparada. Essa será a maior dificuldade de lá. Estamos estudando bastante, a expectativa é muito grande, vamos para lá pensando no pódio. Nos vemos lá”, finalizou o comandante.
Sobre a Semana Internacional de Vela
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela será de 22 a 29 de julho, no Yacht Club de Ilhabela. Esta será a 50ª edição do evento que anualmente leva ao litoral norte paulista mais de 100 barcos.
Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos e HPE25. A Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.
A competição começa no domingo, 23 de julho, com a tradicional regata Alcatrazes – Barco Atrevida – por Boreste Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.