Reformada, balsa FB 25, a maior embarcação da Dersa, volta a operar na travessia São Sebastião/Ilhabela

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) colocou em operação na segunda-feira, dia 26, na travessia São Sebastião/Ilhabela, a balsa FB 25, que estava em reforma desde julho do ano passado.

A embarcação é a maior na travessia entre São Sebastião e Ilhabela, com capacidade para transportar 70 veículos e 344 passageiros. Foram investidos R$ 10,1 milhões na reforma da embarcação, que deveria ser entregue em abril, mas houve um atraso de dois meses nos reparos feitos Itajaí(SC).

As melhorias incluíram uma sondagem ultrassônica, permitindo avaliar as condições da estrutura da FB-25, que ao longo dos meses de reforma foi completamente recuperada, com a substituição de parte do chapeamento do casco e do convés. Os motores e reversores foram recondicionados, assim como o sistema de comando. As hélices e o sistema elétrico foram substituídos.

A FB-25 passou, também, pela recuperação total do sistema hidráulico, além de ter seu sistema elétrico de iluminação substituído. Dentre as melhorias, constam ainda a revisão completa de todos os equipamentos de navegação e comunicação.

De acordo com a Dersa, a balsa FB-25 tem capacidade para transportar até 127 veículos e 538 passageiros por hora em cada sentido. Com 76 metros de comprimento, 17 metros de boca (largura) e 2,5 metros de pontal (altura), a embarcação é a maior da frota da Companhia e uma das maiores do Brasil nesta categoria, em dimensões principais e capacidade de carga.

Cresce cada vez mais o movimento na travessia entre São Sebastião e Ilhabela. Em abril, por exemplo, foram transportados diariamente, em média, na Travessia São Sebastião/Ilhabela, 4.500 pedestres, 940 ciclistas, 806 motos e 4,2 mil veículos, totalizando mais de 313,2 mil usuários.

Em maio, foram transportados diariamente, em média, na Travessia São Sebastião/Ilhabela, mais de 139.251 pedestres, 29.369 ciclistas, 25.265 motos e 120.160 veículos, totalizando mais de 314.045 mil usuários. Em julho, com a Semana Internacional de Vela a movimentação deve crescer ainda mais. A Dersa deve manter em operação 9 embarcações (7 ferry-boats e 2 lanchas).

“Estamos articulando medidas estruturantes que permitam operar as balsas com mais eficiência, a partir de concessões à iniciativa privada”, diz a secretária Natália Resende, titular da Secretaria Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), pasta à qual o DH é subordinado.

O vice-Prefeito de Ilhabela, João Pedro Colucci, esteve na última segunda-feira (26), no atracadouro do Departamento Hidroviário, em São Sebastião, para vistoriar o retorno da operação da balsa FB-25, que estava em manutenção e agora volta a realizar a travessia entre São Sebastião e Ilhabela.

“Com o retorno da FB-25, cerca de 128 mil usuários serão  beneficiados diretamente com esta que é a maior embarcação da travessia. Seja para a rotina diária ou para o lazer, agora todos poderão desfrutar de uma travessia mais confortável e agilidade no deslocamento diário”, destaca o vice-Prefeito.

No final do mês de maio, o Departamento Hidroviário colocou em operação na travessia São Sebastião/Ilhabela, a FB-29, com capacidade operacional para transportar 40 veículos e 140 pedestres, por viagem. A embarcação foi completamente reformada e modernizada. A manutenção custou R$ 6,8 milhões ao Estado.

A FB-29 passou por serviços de recuperação da estrutura, com raspagem, troca de chapas em partes do casco, do convés e da superestrutura e pintura geral, além da restauração das redes hidráulicas de esgotamento e incêndio. Todos os equipamentos de navegação e comunicação, como bússola, indicadores de ângulo de leme, instrumentos de navegação, limpador de para-brisa, apito e sistema sonoro, foram completamente revisados. Com isso, as manobras de atracação e desatracação serão realizadas mais rapidamente e com mais segurança.

As intervenções incluíram também a renovação dos sistemas elétricos de iluminação, de comando e monitoramento dos motores e reversores, a troca das hélices e a revitalização do sistema que controla o leme da embarcação.

“Mais um compromisso atendido pelo nosso Governador Tarcísio. Com o retorno da FB-29 e 25, a Travessia São Sebastião/Ilhabela será realizada com mais agilidade e velocidade para os nossos munícipes e visitantes, usuários do sistema”, finalizou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *