Petrobras realiza simulado de combate a vazamento de óleo no mar em Ilhabela

A Petrobras realiza nesta quarta-feira(21), em Ilhabela, um treinamento para capacitar suas equipes numa suposta operação de combate a vazamento de óleo no mar.

O exercício acontecerá das 5h às 17h entre as ilhas da Vitória e dos Búzios, que pertencem a Ilhabela. Representantes da Prefeitura de Ilhabela, entre eles da Defesa Civil e da secretaria das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura vão acompanhar a ação.

O treinamento atende ao processo de capacitação contínua das equipes internas de repostas a emergências de vazamento de óleo da Petrobras. Os equipamentos do exercício envolvem quatro embarcações de resposta dotadas de barreiras oceânicas Current Buster, recolhedor de óleo Foilex TDS 150 e drone.

A prática conta com a participação de 15 operadores na preparação, transporte, montagem e operação dos equipamentos e lançamento de barreiras de deflexão para suposta proteção da Ilha da Vitória.

Segundo a Petrobras, será emitido um aviso aos navegantes pela Autoridade Marítima para o local da operação e que não haverá lançamento de substâncias nem simulação de emergência no evento.

A Petrobras mantém em São Sebastião, o Tebar(Terminal Marítimo Almirante Barroso), que é o maior terminal operado pela Transpetro, responsável por cerca de 60% do petróleo processado no país. São Sebastião recebe petróleo por navio-petroleiro e abastece quatro refinarias do estado de São Paulo através dos oleodutos São Sebastião-Guararema e Santos-São Sebastião. Os derivados entram e saem do terminal pelo oleoduto Guararema-Paulínia. Outra forma de vazão é o envio dos derivados por navios para outros portos nacionais ou para exportação.

O secretário adjunto das Comunidades Tradicionais, Felipe Caranha, será uma das pessoas que estará no exercício. “A gente faz questão de acompanhar de perto, inclusive a comunicação com as famílias que residem nas comunidades do entorno dessa atividade. É importante estar atento para saber como agir em caso de emergência”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *