A WSL (Liga Mundial de Surfe) divulgou as baterias de estreia da oitava etapa do mundial que acontece em Saquarema (RJ), de 23 de junho até 1º de julho. O Brasil terá nove surfistas na etapa, sete no masculino e duas no feminino. Samuel Pupo e Silvana Lima foram convidados pela WSL.
Três surfistas do litoral norte paulista estão na disputa: Filipe Toledo, de Ubatuba e Gabriel Medina e Samuel Pupo, de São Sebastião. Os surfistas Samuel Pupo e Silvana Lima participam da etapa a convite da WSL. Pupo foi vice-campeão em Saquarema em 2022, perdendo na final para Filipe Toledo, de Ubatuba.
Filipe Toledo, de Ubatuba, que venceu as três últimas etapas realizadas em Saquarema disputará a terceira bateria enfrentando o norte-americano Kelly Slater e o australiano Callum Ronson. Gabriel Medina, de São Sebastião, disputará a 5ª bateria e vai enfrentar o compatriota Yago Dora e o havaiano Ian Gentil. Na quarta bateria, Samuel Pupo, de São Sebastião, terá como adversários Griffin Colapinto (EUA) e Liam O’Brien (AUS).
Na primeira bateria, Caio Ibelli terá como adversários o australiano Ethan Ewing e o indonésio Rio Waida. Na segunda bateria, o “local” João Chianca enfrentará Matthew McGillivray (AFS) e Seth Moniz (HAV). Na oitava bateria, Ítalo Ferreira enfrentará Leonardo Fioravanti (ITA) e Kanoa Igarashi (JAP).
No feminino, a brasileira Silvana Lima disputará a primeira bateria tendo como adversárias Carissa Moore (HAV) e Lakey Peterson (EUA). Na segunda bateria, a brasileira Tatiana Weston-Webb enfrentará Caroline Marks (EUA) e Bettylou Sakura Johnson (HAV).
Favoritos
Atual campeão mundial e vencedor da sétima etapa do circuito em El Salvador, o surfista ubatubense Filipe Toledo é um dos favoritos na disputa da oitava etapa do mundial de surfe que acontece a partir do dia 23 em Saquarema, no Rio de Janeiro.
Das últimas quatro etapas disputadas na praia de Itaúna, em Saquarema, Filipinho venceu três delas. em 2018, 2019 e 2022. Em 2015, Filipinho foi campeão na etapa realizada no Rio de Janeiro. Em 2020, não houve disputa
No ano passado, Filipe Toledo venceu o Oi Rio Pro 2022, etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, derrotando o surfista sebastianense Samuel Pupo com direito a nota 10. Todos os semifinalistas da etapa eram brasileiros: Filipe enfrentou Yago Dora em uma bateria, e Ítalo Ferreira e Samuel Pupo na outra.
Filipinho também foi campeão em 2015, quando a etapa foi disputada no Rio de Janeiro. Em 2020 e 2021 a etapa não foi realizada devido devido à pandemia da covid-19. O surfista de Ubatuba é vice-líder no ranking mundial.
Outros surfistas cotados como favoritos em Saquarema é o tricampeão Gabriel Medina(Foto), de São Sebastião. No ano passado, ele foi eliminado precocemente na segunda rodada em Saquarema. Em novembro do ano passado, após ficar quatro meses parado devido a uma lesão no joelho, Medina voltou a surfar e venceu em Saquarema a etapa valida para o Challenger Series (CS), a série B da Liga Mundial de Surfe. O sebastianense venceu na final o surfista Remzi Boukhiam, do Marrocos. Medina ocupa a quinta colocação no ranking mundial.
O surfista local, João Chianca, de 22 anos, o “Chumbinho”, terceiro colocado no ranking mundial, também, é um dos cotados para vencer a etapa que acontece em sua terra natal. Chumbinho estreou no circuito no ano passado. Nesta atual temporada, foi semifinalista em duas etapas disputadas n Havaí e venceu a etapa de Portugal. Samuel Pupo, de São Sebastião, que foi vice em 2022, também, está na lista dos favoritos. Correm por fora na lista de favoritos em Saquarema, Ítalo Ferreira, Yago Dora e Caio Ibelli.