Campeão em El Salvador, Filipe Toledo lidera lista dos favoritos em Saquarema(RJ)

 

Atual campeão mundial e vencedor da sétima etapa do circuito em El Salvador, o surfista ubatubense Filipe Toledo é o favorito na disputa da oitava etapa do mundial de surfe que acontece a partir do dia 23 em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Das últimas quatro etapas disputadas na praia de Itaúna, em Saquarema, Filipinho venceu três delas. em 2018, 2019 e 2022.  Em 2015, Filipinho foi campeão na etapa realizada no Rio de Janeiro. Em 2020, não houve disputa

No ano passado, Filipe Toledo venceu o Oi Rio Pro 2022, etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe, derrotando o surfista sebastianense Samuel Pupo com direito a nota 10. Toso os semifinalistas da etapa eram brasileiros: Filipe enfrentou Yago Dora em uma bateria, e Ítalo Ferreira e Samuel Pupo na outra.

Filipinho também foi campeão em 2015, quando a etapa foi disputada no Rio de Janeiro. Em 2020 e 2021 a etapa não foi realizada devido devido à pandemia da covid-19. O surfista de Ubatuba é vice-líder no ranking mundial.

 

Outro surfista cotado como um dos favoritos em Saquarema é o tricampeão Gabriel Medina, de São Sebastião. No ano passado, ele foi eliminado precocemente na segunda rodada em Saquarema. Em novembro do ano passado, após ficar quatro meses parado devido a uma lesão no joelho, Medina voltou a surfar e venceu em Saquarema a etapa valida para o Challenger Series (CS), a série B da Liga Mundial de Surfe. O sebastianense venceu na final o surfista Remzi Boukhiam, do Marrocos. Medina ocupa a quinta colocação no ranking mundial.

O surfista local, João Chianca, de 22 anos, o “Chumbinho”, terceiro colocado no ranking mundial, também, é um dos cotados para vencer a etapa que acontece em sua terra natal. Chumbinho estreou no circuito no ano passado. Nesta atual temporada, foi semifinalista em duas etapas disputadas n Havaí e venceu a etapa de Portugal. Correm por fora na lista de favoritos em Saquarema, Ítalo Ferreira, Yago Dora e Caio Ibelli.

 

Saquarema fatura R$ 73 milhões

 

Falta pouco para Saquarema sediar mais uma etapa do campeonato mundial de surfe. Entre os dias 23 de junho a 01 de julho, a cidade receberá a oitava etapa do calendário e a única do World Surf League Championship Tour (CT) na América do Sul, o VIVO Rio Pro apresentado por Corona.

Realizado pela WSL com o apoio da Prefeitura de Saquarema, a competição reunirá durante 09 dias, a elite do surfe mundial, e, seguindo os resultados de 2022, quando recebeu uma média de 40 mil pessoas por dia nas areias da Praia de Itaúna, comerciantes e empresários da rede hoteleira já estão prontos para receber milhares de turistas e admiradores do esporte. Prova disso é que a ocupação hoteleira já está com 100% das acomodações ocupadas durante os dias de mundial, em um período que é considerado de baixa temporada no município. Para este ano, a expectativa é de 50 mil pessoas nas areias de Itaúna.

Além da rede hoteleira, o aumento do fluxo econômico também é esperado por outros setores do município, como padarias, sorveterias, restaurantes e mercados que já estão com seus estabelecimentos preparados para o aumento da demanda. A expectativa é que os números obtidos no ano passado sejam ultrapassados. No último ano, o evento gerou um lucro de R$ 73 milhões com 100% de ocupação em toda a rede hoteleira do município.

“Eu estou muito feliz e orgulhosa com a consolidação de nossa parceria com a WSL. Poder realizar mais uma vez um dos maiores eventos de surfe do mundo em nossa praia é maravilhoso. Além de movimentar a economia de nosso município, o mundial leva o nome de Saquarema para o mundo, como a Capital Nacional do Surf”, disse a Prefeita, Manoela Peres.

Pronta para receber os melhores surfistas do mundo, o “Maracanã do surfe”, como Saquarema é conhecida internacionalmente, também contará com uma extensa programação de atividades ao longo da competição, com destaque para a apresentação inédita do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O espetáculo acontecerá no dia 25 de junho, a partir das 16h.

Prioridade da Prefeitura de Saquarema e da WSL, o compromisso com a questão ambiental será um dos principais pilares deste ano. Assim como em 2022, diversas ações de sustentabilidade e educação ambiental serão realizadas durante a competição que poderão contar com o apoio das equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e da Fiscalização de Posturas. A limpeza e a manutenção das praias será realizada pelas equipes da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, que já aumentou seu efetivo para a região. A Prefeitura também conta com o apoio da população para garantir o sucesso do Campeonato.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *