Dupla de Ilhabela disputa regata virtual nas olimpíadas virtuais de Singapura

Os jogadores de Virtual Regatta, Samuel Solano e José Godinho, de Ilhabela, partem na madrugada deste domingo (18) rumo a Singapura, onde representam o Brasil nas Olimpíadas Virtuais da Semana Olímpica de Esports, que serão realizadas de 22 a 25 de junho.

A dupla garantiu vaga após alcançar boas posições no Ranking 2023, encerrando entre os dez melhores do mundo na modalidade costeira durante a Olympic Esports Series 2023, evento organizado pelo renomado Comitê Olímpico Internacional (COI).

O Virtual Regatta é um simulador de corrida de vela. Foi criado na França por Philippe Guigné,  para Route du Rhum em 2006 com o Virtual Regatta Offshore, desde então promovem as principais regatas oceânicas na versão virtual.

No Brasil, após o início da pandemia e com a suspensão dos campeonatos por tempo indeterminado, os praticantes de regatas náuticas passaram a disputar virtualmente, durante as noites da semana e de qualquer lugar. A competição virtual cresceu e surgiram torneios ao longo do ano e, também, um ranking da categoria para classificar os jogadores para competições nacionais e internacionais.

 

 

José Godinho e Samuel Solano, ambos velejadores de Ilhabela, têm se destacado em suas carreiras. José Godinho, que começou no Virtual Regatta como um hobby, viu seu entusiasmo crescer em 2023 e logo colheu os frutos de sua dedicação, culminando com a classificação para o Olympic Esports Series 2023.

“Consegui garantir minha vaga ao conquistar uma posição entre os dez melhores do mundo durante as oito etapas classificatórias. Estou extremamente empolgado por representar o Brasil nesse evento organizado pelo Comitê Olímpico Internacional. Mal posso esperar para chegar em Singapura”, declara Godinho.

Godinho iniciou sua jornada na Escola de Vela de Ilhabela (EVI) ainda criança, onde participou de campeonatos internacionais, colecionou vitórias em competições regionais e até se consagrou como Campeão Paulista de Optimist, representando a flotilha Borrachudo, de Ilhabela.

Já Samuel Solano atua como técnico da flotilha de Optimist na Escola de Vela de Ilhabela “Lars Grael” (EVI) e, além de utilizar o jogo como um hobby, estendeu suas habilidades para competições internacionais. Além da classificação para as Olimpíadas Virtuais, Solano lidera a corrida pelo Título Mundial Virtual da World Sailing em 2023.

“Estou extremamente feliz e animado por ter a oportunidade de passar uma semana em Singapura, ao lado de jogadores de outras nacionalidades. Tenho certeza de que essa experiência será incrível”, destaca Solano.

“Com esses atletas incríveis defendendo o Brasil, podemos esperar um desempenho espetacular nas Olimpíadas Virtuais da Semana Olímpica de Esports. Ilhabela está orgulhosa de seus representantes e torce fervorosamente pelo sucesso de Samuel Solano e José Godinho. Que eles surpreendam o mundo com seu talento e habilidade nos mares virtuais!”, deseja o prefeito Toninho Colucci.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *