A Prefeitura de Bertioga instalou 39 totens de segurança em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos foram instalados no entorno de creches, escolas municipais e estaduais.
Os dispositivos realizam monitoramento 24 horas por dia, através de câmeras com sistema de captação 360 graus (sem pontos cegos), interligadas ao Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe).
Segundo a prefeitura, a instalação dos totens de segurança é mais um passo para tornar Bertioga uma cidade ainda mais segura e acolhedora. Além do monitoramento contínuo, os totens contam com botão de acionamento de emergência, ajudando a inibir a criminalidade e auxiliando as forças de segurança.
“A Prefeitura está fazendo a parte dela para auxiliar no combate à criminalidade. Com esses equipamentos vamos chegar a mais de 700 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, que vão reforçar ainda mais a segurança em Bertioga”, destacou o Prefeito Caio Matheus.
Os dispositivos são blindados e possuem uma série de funções, entre elas o fornecimento de dados analíticos customizados por meio de inteligência artificial. Com ele é possível identificar placas de carros e fazer reconhecimento facial, por exemplo. Os totens também são programados para transmitir mensagens de áudio informativas e educativas.
Alguns dos benefícios são: Monitoramento 24h, em tempo real, para prevenção de incidentes; Alertas imediatos às autoridades competentes; Botões de emergência para contato direto com serviços de apoio; e, Câmeras de vigilância 360º de alta resolução, para identificação e investigação de atividades suspeitas.
A prefeitura não divulgou o investimento feito nos 39 totens. Nos primeiros quatro meses de 2023, Bertioga, que tem cerca de 65 mil habitantes registrou dois homicídios, duas tentativas de homicídio, 17 estupros, 164 roubos, um roubo de carga, 14 roubos de veículos e 520 furtos.
NOVAS VIATURAS
No início deste mês, a Guarda Civil de Bertioga (GCM) recebeu seis novas viaturas para reforçar a segurança e rondas na Cidade. Os veículos são mais modernos e equipados para atender os chamados da população pelo 153.
Nos últimos meses, o Município também foi contemplado com duas viaturas voltadas à Defesa Civil, uma para a GCM e outras duas para a Diretoria de Operações Ambientais (DOA). Ainda chegarão mais sete veículos nos próximos meses. O investimento é de cerca de R$ 2,4 milhões.