Pela primeira vez uma mulher comanda a Polícia Militar no Litoral Norte

O 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, responsável pelo policiamento e segurança nas quatro cidades do litoral norte paulista, tem pela primeira vez em seus 44 anos de existência o comando de uma oficial mulher. O Comandante do CPI-1, Coronel PM Hugo Araújo Santos, responsável pelo policiamento nas cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, designou para assumir o comando do 20°BPM/I, em Caraguatatuba, a tenente coronel Angélica Alves da Silva. A tenente coronel assumiu o batalhão no último dia 2.

A tenente coronel Angélica Alves da Silva é do Vale do Paraíba e atuava como chefe da Divisão Operacional do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) e responsável pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de São José dos Campos. A oficial irá substituir o tenente-coronel Silva Andrade, que ocupava o comando do 20º BPMI, desde junho do ano passado.

A tenente-coronel Angélica Alves da Silva comanda os quatro municípios que compõem o Litoral Norte Paulista: Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. A tenente coronel tem como missão reduzir os índices criminais da região, considerada uma das mais violentas do estado de São Paulo.

A Tenente-Coronel Angélica ingressou na Polícia Militar em 1994, na Academia Militar do Barro Branco. Após sua formação na Escola de Oficiais, trabalhou pelas unidades: 5º Batalhão de Polícia Feminino; Escola de Educação Física da PMESP; 7º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana; Escola Superior de Soldado; Escola Superior de Sargento; Academia de Policia Militar do Barro Branco; 41ª Batalhão de Polícia Militar do Interior; Comando de Polícia Militar do Interior – Um e em 2 de junho de 2023 assumiu o comando do 20º Batalhão de Polícia Militar do interior.

 

Estatísticas

 

Nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados da própria Secretaria Estadual de Segurança Púbica, o Litoral Norte registrou 18 mortes violentas, 19 tentativas de homicídios, um latrocínio, 63 estupros, 278 roubos a mão armada, dez roubos de veículos e 1.701 furtos.

Caraguatatuba, a maior cidade da região, com cerca de 130 mil habitantes, lidera o número de mortes violentas, 14 ou seja cerca de 75% dos homicídios registrados na região(19) ocorreram na cidade nos primeiros quatro meses do ano.  A cidade também lidera os casos de tentativa de homicídios (dos 29 casos, doze ocorreram em Caraguatatuba); dos estupros (dos 63 casos 21 foram na cidade); e de roubos de veículos(dos 10 casos registrados, seis ocorreram no município).

Ubatuba com cerca de 92 mil habitantes registrou o único latrocínio, roubo seguido de morte, ocorrido na região este ano, no mês de abril. Ubatuba também lidera os casos de roubos a mão armada (dos 278 casos, 115 ocorreram na cidade);  e, de furtos, dos 1.701 casos, 605 ocorreram no município. Ubatuba registrou ainda três mortes violentas, três tentativas de homicídios, 16 estupros e dois roubos de veículos.

São Sebastião, com cerca de 90 mil habitantes, registrou apenas uma morte violenta e três tentativas de homicídios nos primeiros quatro meses do ano. O número de estupros(14) e de roubos a mão armadas(40) continuam acima do desejado. O município registrou ainda nos primeiros quatro meses dois roubos de veículos e 372 furtos.

Ilhabela com cerca de 35 mil habitantes não registrou nenhuma morte violenta nos primeiros quatro meses de 2023. Neste período, foram quatro tentativas de homicídio, 12 estupros, nove roubos a mão armada e 185 furtos.  A cidade também não registrou roubo de veículos em 2023.

 

20º BPMI

Antiga sede do 20º BPMI em São Sebastião

A tenente coronel Angélica Alves da Silva é a primeira mulher a assumir o 20º Batalhão da Polícia Militar o Interior, sediado em Caraguatatuba. A tenente coronel é considerada uma excelente profissional. Ela foi promovida de major para tenente coronel recentemente. Como major realizou com sucesso a chefia da Divisão Operacional do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) no Vale do Paraíba e, também, o comando do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de São José dos Campos.

A tenente coronel assumiu o comando do 20º BPMI que é responsável pelo policiamento e segurança das quatro cidades onde vivem cerca de 350 mil pessoas. Nos feriados prolongados, cerca de 300 mil turistas e veranistas visitam a região. Na temporada de verão o número de visitantes entre dezembro, janeiro e fevereiro ultrapassa a 2 milhões de pessoas.

O 20º BPMI foi criado em 1979, graças ao capitão José Lopes de Aquino, que cinco anos antes, em 1974, recebeu a responsabilidade de transferir a 3° Companhia Independente da Polícia Militar do município de Itapecerica da Serra, para a cidade de São Sebastião. Somente em 1979, a 3° Companhia Independente foi elevada à condição de Batalhão de Polícia Militar, através do decreto estadual.

A primeira sede do 20º BPM/I  foi um antigo prédio na rua Duque de Caxias, no centro de São Sebastião, onde havia funcionado a Câmara e a Cadeia Púbica da cidade, prédio que foi tombado devido a sua importância histórica e arquitetônica pelo Condephaat(Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

A estrutura construída no final do século 18, sediou o 20º BPMI de 1979 até 2010, quando a unidade foi transferida para Caraguatatuba. O 20° BPMI está localizado na Avenida Brasil, no bairro Sumaré, em Caraguatatuba. A mudança para a cidade de Caraguatatuba, considerada estratégica pelo comando da Polícia Militar por estar situada entre São Sebastião e Ubatuba, foi viabilizada em função de emenda parlamentar de R$ 300 mil feita pelo então deputado Carlinhos Almeida(PT), complementada pela prefeitura local, totalizando R$ 800 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *