A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para um período de chuvas intensas que atingirá principalmente a faixa leste do estado, a partir desta terça-feira (13) e permanecerão até sexta-feira (16).
Segundo dados divulgados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) do Estado, há condições de chuvas fortes e contínuas, e moderadas, acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, com risco para transtornos como: deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios. Portanto, destaca-se a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.
O destaque e atenção ficam voltados para Baixada Santista, Litorais Sul e Norte e Vale do Ribeira, onde as chuvas serão fortes e contínuas. Na Capital, Região Metropolitana de São Paulo e Sorocaba a previsão é de queda d’água moderada.
Recomenda-se atenção redobrada a qualquer sinal de perigo aos moradores das cidades com destaque de chuvas fortes e contínuas. As pessoas que moram em área de risco devem observar os sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.
Diante desses sinais orienta-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199. Não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas, pois uma lâmina de água com 15 centímetros pode arrastar uma pessoa e com 30 centímetros até mesmo um veículo.
A Defesa Civil SP mantém orientações permanentes sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas e, também, aos demais tipos de desastres, por meio do aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS, e também o site www.spalerta.gov.br.
Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199. Basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.
Todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil monitora ininterruptamente as condições meteorológicas para acompanhar a formação e movimentação das chuvas em todo Estado. Os agentes de Defesa Civil Municipal realizarão vistorias em áreas de risco durante todos os dias de vigência do alerta.
São Sebastião
A Defesa Civil faz um chamado de atenção à população de São Sebastião devido a previsão de chuvas intensas, com descargas elétricas e rajadas de ventos fortes. A previsão aponta para chuvas contínuas e volumosas, podendo chegar a 175mm. Em caso de emergência, entre em contato imediato com a Defesa Civil pelo número 199.
A prefeitura suspendeu as aulas em alguns bairros da costa sul. Foram canceladas, por medida de segurança, as aulas nas escolas de Juquehy, Barra do Sahy e Cambury. Esses bairros foram os mais atingidos pelas chuvas de fevereiro quando 64 pessoas morreram.
Em nota, a prefeitura de São Sebastião informou que a Defesa Civil está em estado de alerta e que o último levantamento aponta um acumulado de chuva de 114 mm na região de Juquehy. A prefeitura informou ainda que não há desabrigados ou desalojados.
A Prefeitura de São Sebastião está tomando medidas emergenciais para auxiliar e garantir a segurança da população diante das intensas chuvas que atingiram o município a partir de hoje (13). Com o objetivo de atender às pessoas que possam ser afetadas pelas chuvas, serão abertos pontos de abrigo para receber famílias encaminhadas pela Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES).
As pessoas que se encontrarem em situação de risco ou necessitem de abrigo, e que foram encaminhadas pelos órgãos de proteção para este tipo de atendimento, serão recebidas no Polo II da Escola Municipal Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, em Juquehy; Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, em Barra do Sahy; e Ginásio do Cascalho, em Boiçucanga. É importante ressaltar que, até o momento, não há registro de desabrigados no município.
Confira os locais e endereços abaixo:
Polo II da Escola Municipal Prof.ª Nair Ribeiro de Ameida – Juquehy
Endereço: Rua João Luiz Faustino, 185
Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus – Barra do Sahy
Endereço: Avenida Adelino Tavares, 301
Ginásio do Cascalho
Endereço: Rua Tropicanga, 99