O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) terá uma reunião no dia 14, quarta-feira, às 18h30, na escola municipal Luiz Ribeiro Muniz, na praia Martim de Sá. Estarão presentes representantes das polícias civil e militar e, também, da Guarda Civil Municipal.
O presidente do Conseg de Caraguatatuba, Pedro Hirochi Toyota, esteve na rádio Antena 8, para convidar a população para participar da reunião que abordará entre outros assuntos, os furtos ocorridos no bairro Martim de Sá, a violência doméstica e o programa Vigilância Solidária.
Segundo Toyota, aumentou muito a violência doméstica na região, a violência envolvendo a mulher, o idoso e crianças. Ele disse que a reunião é importante para aproximar a população das forças de segurança. “As reivindicações são feitas diretamente aos representantes da segurança pública em nosso município. Um bom intercâmbio entre as forças de segurança e a população”, disse Toyota.
Os moradores do bairro Martim de Sá tem reclamado dos furtos ocorridos no interior das residências. Um dos item mais visados tem sido as bicicletas, que para boa parte dos moradores, é usado como meio de transporte.
Violência
A cidade de Caraguatatuba vem sendo considerada uma das mais violentas do Litoral Norte e Vale do Paraíba. A cidade com cerca de 130 mil habitantes, apesar da criação da Guarda Civil Municipal, não tem conseguido reduzir os índices criminais.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Caraguatatuba registrou 14 mortes violentas no primeiro quadrimestre de 2023. Ou seja cerca de 75% dos 19 homicídios registrados na região ocorreram na cidade.
A cidade também lidera os casos de tentativa de homicídios, dos 29 casos na região, doze ocorreram em Caraguatatuba; de estupros, dos 63 casos na região, 21 foram na cidade; e de roubos de veículos, dos 10 casos registrados, seis ocorreram no município. Nos primeiros quatro meses do ano Caraguatatuba registrou 114 roubos a mão armada e 538 furtos.
Reunião do Conseg
Dia 14
18h30
Escola Luiz Ribeiro Muniz
Bairro Martim de Sá
Rua Analândia, 355