A WSL transferiu para a manhã deste sábado, às 9h15, a janela de abertura da sétima etapa do mundial de surfe que acontece em Punta Roca, em El Salvador. A competição iria ser iniciada ontem, sexta(9), mas os organizadores entenderam que o mar não estava nas condições ideais. A disputa irá ate o dia 18 de junho.
No ano passado, Filipe Toledo ficou com o vice-campeonato, em La Libertad (El Salvador). Filipinho foi superado na decisão pelo norte-americano Griffin Colapinto por 17,00 a 16,00 pontos.
Gabriel Medina e Ítalo Ferreira chegaram até as semifinais da competição. O tricampeão mundial Gabriel Medina foi eliminado por Griffin Colapinto, enquanto o campeão olímpico Ítalo Ferreira caiu diante de Filipe Toledo.
Apesar de não terem ido bem no ISA Games de El Salvador, que abre vagas para os jogos olímpicos de Paris, com Filipe sendo eliminado na repescagem e Medina desistido devido a uma forte gripe, os dois tiveram boa presença nas direitas de Punta Roca no ano passado. A brasileira Tatiana Weston-Webb venceu sua categoria no Isa Games de El Salvador.
Na edição de 2023, os surfistas do litoral norte paulista Gabriel Medina, de São Sebastião e Filipinho Toledo, de Ubatuba, terão parada dura pela frente na primeira bateria da competição.
Na segunda bateria da competição, Filipe Toledo irá enfrentar o compatriota Caio Ibelli e o havaiano Ian Gentil. Na sexta bateria do dia da abertura, Gabriel Medina enfrentará Ítalo Ferreira e australiano Liam O’Brien.
João Chianca enfrentará na terceira bateria o sul-africano Jordy Smith e o havaiano Seth Muniz. Na oitava bateria, Iago Dora terá pela frente o japonês Kanoa Igarashi e o australiano Ryan Callingan.
Confira o ranking:
1. Griffin Colapinto (EUA) 35,090 pontos
2. João Chianca (BRA) 33,000
3. Filipe Toledo (BRA) 31,660
4. Ethan Ewing (AUS) 28,895
5. Jack Robinson (AUS) 26,545
6- Gabriel Medina com 24.705
9-Yagi Dora com 20.790
11- Ítalo Ferreira com 19.090