A terceira edição do VelaShow será realizada de 9 a 11 de junho em Ilhabela (SP). A única feira 100% dedicada à modalidade no País reunirá os principais players da cadeia produtiva de vela, náutica, turismo e serviços, além de promover regatas comemorativas.
Toda a estrutura será montada na Escola de Vela Lars Grael e as atividades serão apoiadas pela prefeitura local. A exposição terá cinco palestras por dia de personalidades do mundo náutico, totalizando 15 ao todo.
Na sexta-feira (9), o instrutor Tio Spinelli abre a série de palestras no VelaShow a partir de 9h. Na sequência, será a vez de Edmar Moraes falando sobre as oportunidades econômicas do setor e depois vem Lorenzo Cardozo contando tudo sobre o barco Dingue. Os últimos do dia de estreia são Gabriel Borgstrom, da NorthSail, e Jorge Souza com suas histórias do mar.
Já no sábado (10), o experiente navegador Aleixo Belov abre as palestras contando suas aventuras pelos mares do mundo. Depois é a vez de Denílson sobre a navegação em Paraty (RJ). O dia reserva ainda a palestra do ator Marcos Fercondini, de Marina e Michel sobre catamarã elétrico e por fim o renomado Beto Pandiani.
No encerramento do VelaShow, os palestrantes serão voltados ao dia-a-dia da navegação com Carlos Flesh, Juca Andrade, Giovani Dolif, Cláudio Copello e Cássio do Canto. “O VelaShow traz consigo 15 palestras dedicadas à economia do mar e a todos os aspectos que envolvem a rotina em um veleiro. É uma oportunidade única para se aprofundar nesse universo e explorar as possibilidades que o mar oferece”, afirmou Edilberto Almeida, organizador do VelaShow.
Em 2022, o evento foi realizado no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). Três anos antes, ainda sem pandemia, o VelaShow fez sua estreia no Brasil na cidade de Itajaí (SC), em 2019.
O evento tem como propósito proporcionar aos expositores e visitantes um encontro de tendências, inovações e tudo aquilo que o setor da vela náutica tem de melhor em produtos, serviços e treinamentos para velejadores apaixonados pelo mar.
Grande parte dos expositores presentes na edição 2022 já garantiu a presença no VelaShow 2023, mesmo sem saber onde o evento seria realizado. Com Ilhabela (SP) como destino, a organização espera aumentar o número de empresas na cidade
A equipe da Cardoso Almeida, responsável pela feira, aposta no fator Ilhabela (SP), assim como foi Niterói (RJ) para receber mais visitantes. A cidade sedia, além da Semana Internacional de Vela, outros grandes eventos da modalidade, bem como formar profissionais ligados à indústria náutica.