O navio veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil cruzou o canal de São Sebastião no sábado(3) após permanecer durante sete dias atracado no Porto de Santos. O navio cruzou o litoral norte paulista em direção ao Rio de Janeiro. O veleiro participou várias vezes da semana internacional de vela de Ilhabela.
A passagem do veleiro por Ilhabela foi registrado pela prefeitura de Ilhabela e divulgado nas páginas do prefeito Toninho Colucci(PL). O veleiro na verdade percorreu seis portos de quatro Estados — Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo , com retorno ao Rio de Janeiro previsto para 6 de junho. Segundo a Marinha, a viagem teve como propósito fortalecer a presença da Força nos portos nacionais, além de estreitar laços com a sociedade civil das cidades visitadas.
O Navio Veleiro Cisne Branco – U 20, é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 e foi batizado e lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000. Por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil. Foi submetido à Mostra de Armamento e incorporado a Armada em 9 de março de 2000.
Características da embarcação
- Comprimento total: 76 metros
- Deslocamento carregado: 1.038 toneladas
- Tripulação: 42 militares
- Propulsão: diesel e vela
- Área Vélica: 32 velas x 2.195 m2, sendo 15 velas redondas, 10 velas latinas, 6 velas auxiliares e 1 vela de mau tempo