Os surfistas do Litoral Norte, Gabriel Medina, de São Sebastião e Filipe Toledo, de Ubatuba e João Chianca, de Saquarema(RJ), avançam na disputa do torneio qualificatório para Paris 2024, ISA Games 2023, que acontece desde o dia 30 de maio e segue até o dia 7 de junho, em Surf City, El Salvador.
Ontem, domingo(4), Gabriel Medina passou pelo round 4, mesmo passando na segunda colocação, com nota 14,76 sendo superado neozelandês Billy Stairmand, que obteve nota 15,07. Filipe Toledo disputou a repescagem e superou o surfista venezuelano Francisco Bellorin: 13,27 x 11,23.
João Chianca também venceu a repescagem. O surfista de Saquarema derrotou o australiano Liam O’Brien: 14,67×11,90. No feminino, Luana Silva passou pela repescagem obtendo a segunda colocação 13,94 no duelo contra a israelense Anat Lelior, que obteve 14,27. Luana disputa nova repescagem nesta segunda(5). A brasileira Tatiana Weston-Webb disputa o round 4 da competição nesta segunda(5).
Participam 297 atletas de 64 países nos Jogos Mundiais de Surfe ISA Games 2023. A disputa, que serve como classificatório para Paris 2024. A participação nos Jogos Mundiais de Surfe é um dos caminhos para garantir a classificação Olímpica.
Agora, no ISA 2023, serão distribuídas oito vagas – quatro masculinas e quatro femininas – e elas vão diretamente para atletas individuais da África, Ásia, Europa e Oceania. As vagas para surfistas das Américas serão definidas nos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago, no Chile. Mas para chegar lá, precisam passar pelos Jogos Mundiais: os cinco melhores de cada gênero do continente se classificarão para o Pan.
A delegação brasileira conta com seis representantes em El Salvador, três em cada gênero. No masculino, o time tem o tricampeão mundial Gabriel Medina, além de João Chianca e Filipe Toledo, atuais segundo e terceiro lugares da WSL de 2023. No feminino, o Brasil está representado pela vice-campeã do CT em 2021, Tatiana Weston-Webb, mais Silvana Lima e Luana Silva.