Prefeitura de São Sebastião inicia temporada de observação de baleias e golfinhos com oficina e expedição

A Prefeitura Municipal de São Sebastião em parceria com o Projeto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia À Vista realizará  gratuitamente uma Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e outros Cetáceos, no dia 6 de junho, no Teatro Municipal.
A atividade que será das 9h às13h, é voltada a agências, operadores de turismo e marinas, com o objetivo de promover um melhor entendimento sobre os cetáceos, instruindo de como devem agir ao se depararem com uma baleia, além das normas de avistagem vigentes do Ibama.
As inscrições pelo link https://bit.ly/oficinaavistamento.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), convida jornalistas a participarem do evento ‘Avistamento em Alto Mar’, que marca o início da temporada migratória das baleias jubartes no município.

A iniciativa consiste em um passeio de observação, programado para ocorrer na próxima quarta-feira (7), com saída da embarcação às 9h do píer flutuante da Rua da Praia. O retorno está previsto para às 13h. A experiência será oferecida gratuitamente pela agência Octopus Drive Center.

Serão disponibilizadas 10 vagas para veículos de comunicação interessados em acompanhar essa experiência turística e ecológica.

Essa atividade ocorre em sequência à Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos, que será realizada no Teatro Municipal, na terça-feira (6), das 9h às 13h, em parceria com o Projeto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia à Vista (ProBaV).

De acordo com a SETUR, a temporada de passagem das baleias jubartes pelo canal de São Sebastião está prevista para os meses de maio, junho, julho e agosto. É importante ressaltar que as primeiras jubartes já foram avistadas na região. A cada ano, elas migram para a costa brasileira em busca de águas mais quentes e rasas para acasalar e dar à luz aos seus filhotes.

Baleias

Começou mais uma temporada de observação de baleias e golfinhos no litoral norte paulista. Em 2023, acredita-se que haverá um aumento no número de registro de animais e de turistas que devem frequentar Ilhabela e São Sebastião para avistagem desses animais.

 

A expectativa das operadoras de passeios, hoteleiros e ambientalistas é das melhores. No ano passado, 2022, a quantidade de registros foi maior que a dos anos anteriores. O número de baleias que cruzam o litoral norte paulista em direção até Abrolhos, no sul da Bahia, tem crescido a cada ano.

 

Segundo informações do Projeto Baleia à Vista (Probav), apenas em Ilhabela, no ano passado, foram feitos 81 registros de 163 baleias-jubarte. Em 2021,: foram 130 registros no ano, mais do que o dobro de 2020, segundo o Probav.

 

O pesquisador Júlio Cardoso, do Probav, explica que nos últimos anos as primeiras jubartes cruzaram a região em meados de maio. “A temporada em geral começa em junho e o pico é em Julho. Em agosto diminui bem e as últimas baleias cruzam a região em meados de setembro”, conta Cardoso.

 

No ano passado, as baleia começaram a serem vistas na região em abril, mas o ponto alto da passagem delas por Ilhabela e São Sebastião se dá entre os meses de junho e agosto. Na semana passada, baleias foram vistas cruzando o litoral do Uruguai em direção ao sul do Brasil. A previsão é de que dentro de dez dias elas começam a aparecer no litoral paulista.

 

Com relação as expectativas sobre a passagem de baleias e golfinhos na região em 2023, Cardoso disse que “é difícil fazer previsões, as últimas três temporadas foram muito boas com centenas de baleias jubarte, vamos torcer para que isso se repita em 2023”.

 

Algumas empresas de turismo já estão abrindo inscrições para os passeios de avistagem. É o caso da Capitão Ximango, uma das pioneiras neste tipo de turismo na região. O passeio de cerca de oito horas de duração, incluindo café da manhã, almoço e café da tarde custa R$ 350,00 por pessoa.

 

O barco com capacidade para até 25 pessoas parte da praia de São Francisco, em São Sebastião e navega até o extremo sul de Ilhabela. “Tudo indica que a temporada de avistagem de baleias deste ano será das melhores”, afirma Gustavo Luiz, gerente da Capitão Ximango.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *