Vídeo: Instituto Mar Urbano monitora cardume de tubarões na baía de Ilha Grande em Angra dos Reis

 

São impressionantes as imagens feitas no último dia 25 pelos pesquisadores do Instituto Mar Urbano, do Rio de Janeiro, que mostram um cardume de 105 tubarões na Ilha Grande, em Angra dos Reis.

O local da baia de Ilha Grande onde as imagens foram feitas não foi divulgado, segundo o biólogo e diretor do instituto, Ricardo Gomes, para proteger o tubarão-galha-preta, cuja espécie está em extinção. Este tipo de tubarão é considerado inofensivo. Confira as imagens feitas pelo Instituto Mar Urbano:

 

 

 

“É importante saber por que estão por aqui, se vieram se alimentar. Vamos estudar justamente para conhecer o comportamento deles e fazer um trabalho de educação junto com a comunidade e pescadores. É uma espécie ameaçada e o Brasil hoje é um dos maiores mercados de carne de tubarão do planeta. A gente come muito tubarão por aqui com o nome de cação, tudo que é espécie de tubarão ameaçado é vendido como carne de cação na feira”, contou o diretor do instituto, Ricardo Gomes.

O instituto não sabe por que tantos tubarões-galha-preta se concentraram juntos na Baía da Ilha Grande. Um grupo de pesquisadores do Instituto Mar Urbano, da Universidade Federal Rural, do ICMBio e de outras instituições vai permanecer durante alguns meses monitorando a espécie esta espécie de tubarão na baia de Ilha Grande em Angra dos Reis.

 

Instituto

 

Fundado em 2017, o Instituto Mar Urbano (IMU) é uma ONG (Organização Não Governamental) criada e inspirada na experiência do então diretor, biólogo e cinegrafista Ricardo Gomes. A preservação de um ecossistema extremamente resistente, a Baía de Guanabara, é a motivação principal do Instituto, protagonizada em um dos mais importantes documentários do IMU, “Baía Urbana”.

Atualmente, o Instituto desenvolve frentes de pesquisa, educação ambiental e divulgação científica, com a produção de conteúdos audiovisuais, materiais lúdicos e exposições divulgados nas redes sociais. Assistir aos vídeos do Instituto Mar Urbano equivale a um verdadeiro mergulho nas águas do Rio de Janeiro e do Brasil, podendo-se observar a rica diversidade de organismos marinhos que lutam diariamente por sua sobrevivência, não só em função do ciclo natural, mas também pelos impactos que a humanidade causa diariamente.

Com a missão de aproximar as pessoas da natureza, o IMU leva à sociedade civil um olhar diferente sobre a diversidade, propondo uma reflexão sobre as atuais problemáticas ambientais. O intuito é difundir práticas sustentáveis e romper as barreiras entre a ciência e a sociedade, para garantir a conservação da biodiversidade marinha. O instituto conta com patrocínio da OceanPact.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *