Os surfistas do Litoral Norte, Gabriel Medina, de São Sebastião e Filipe Toledo, de Ubatuba, disputam o Torneio qualificatório para Paris 2024 que acontece desde o dia 30 de maio e segue até o dia 7 de junho, em Surf City, El Salvador.
Gabriel Medina e Filipe Toledo venceram no primeiro round e já estão na segunda fase da competição. Medina que obteve nota 16,43 derrotou os surfistas de El Salvador, Porfirio Miranda(11,56) e o colombiano Romeo Chavez(6,50). Medina já está na terceira fase após vencer Carlos Munhoz(El Salvador), Jack Scott(Iranda) e Ahmed Gil(Ilha Maldivas). Filipinho, na primeira fase obteve nota 9,54 derrotando o colombiano Simón Salazar(6,13) e o grego Gerasimos Veneris(4,86). Filipe irá disputar a segunda fase. João Chianca vai disputar a repescagem. As três surfistas brasileiras também avançaram na competição.
Participam 297 atletas de 64 países nos Jogos Mundiais de Surfe ISA Games 2023. A disputa, que serve como classificatório para Paris 2024. A participação nos Jogos Mundiais de Surfe é um dos caminhos para garantir a classificação Olímpica.
Agora, no ISA 2023, serão distribuídas oito vagas – quatro masculinas e quatro femininas – e elas vão diretamente para atletas individuais da África, Ásia, Europa e Oceania. As vagas para surfistas das Américas serão definidas nos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago, no Chile. Mas para chegar lá, precisam passar pelos Jogos Mundiais: os cinco melhores de cada gênero do continente se classificarão para o Pan.
A delegação brasileira conta com seis representantes em El Salvador, três em cada gênero. No masculino, o time tem o tricampeão mundial Gabriel Medina, além de João Chianca e Filipe Toledo, atuais segundo e terceiro lugares da WSL de 2023. No feminino, o Brasil está representado pela vice-campeã do CT em 2021, Tatiana Weston-Webb, mais Silvana Lima e Luana Silva.