Fundass promove Oficina de Histórias Vivas de São Sebastião

A partir desta sexta-feira, dia 2, e até o dia 9 de junho, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), promove a Oficina de Histórias Vivas de São Sebastião. A atividade acontece a partir das 9h, na Casa do Patrimônio, no Centro Histórico do município.

A atividade integra a programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos, realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) do governo federal. Neste ano, a atividade tem como tema “Arquivos – Territórios de Vidas” e busca, a partir desse chamado, estimular reflexões e inspirar debates sobre ações e práticas arquivísticas por meio do diálogo entre instituições, sociedade e usuárias/os.

Toda a população está convidada para contar a sua história relacionada ao município de São Sebastião. Serão produzidos vídeos que ficarão guardados no acervo digital da instituição e disponibilizados também nos canais de comunicação da Fundass. Fotos e documentos que tenham valor para a história da cidade também poderão ser deixados na guarda da Casa do Patrimônio ou levados para escanear, a fim de compor o arquivo digital.

Para participar, o interessado deve preencher o formulário por meio do link https://form.jotform.com/231454005932651 e reservar um horário para a gravação do depoimento em formato de vídeo. A Casa do Patrimônio está localizada na Avenida Dr. Altino Arantes, 6, no Centro Histórico.

Casa do Patrimônio Histórico de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião inaugurou em agosto de 2022 a Casa do Patrimônio Histórico, abrigando a nova sede do Arquivo Histórico Municipal.

Em atendimento à Lei Complementar nº 266/21, sancionada em 12 de julho de 2021, a divisão de Patrimônio Histórico passou oficialmente a ser mantido pela Fundass, que tem a responsabilidade em promover e incentivar a restauração, revitalização, manutenção, conservação e administração de patrimônios públicos de valor histórico, artístico, cultural, arquitetônico e arqueológico da cidade.

A Casa do Patrimônio Histórico conta com duas salas climatizadas para abrigar o rico acervo do Arquivo Histórico, além de sala para a equipe técnica, sala de tratamento de documentos, ala expositiva e computadores para acesso gratuito à internet, com o intuito de auxiliar em trabalhos de pesquisas e acesso futuro ao acervo de forma virtual. A estrutura segue todas as normas técnicas de conservação, de segurança e de acessibilidade, assegurando um espaço adequado para pesquisas e guarda de documentos, bem como de recebimento de documentos de guarda permanente da Prefeitura de valor histórico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *