São Sebastião vai implantar nas escolas projeto educacional sobre redução de riscos e desastres naturais

 

A Prefeitura de São Sebastião pretende implantar o projeto “Cemaden Educação”, um projeto educacional sobre redução de riscos e desastres naturais, que tem como objetivo prevenir e preparar os alunos para a ocorrências de desastres naturais no município. Em fevereiro deste ano, São Sebastião foi atingida por fortes chuvas que causaram deslizamentos  nas encostas e provocaram a morte de 64 moradores.

Representantes das secretarias da Educação (SEDUC) e Segurança Urbana (SEGUR) da Prefeitura de São Sebastião participaram, na quinta-feira (11), de uma reunião no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos. O objetivo foi conhecer e implementar o projeto ‘Cemaden Educação’ no município.

O projeto tem como proposta contribuir para a geração de uma cultura de percepção de riscos e prevenção de desastres nos estudantes, replicando para as famílias e comunidades os saberes de educação ambiental.

Com isso, a comunidade escolar participante se torna um Cemaden micro-local, recebendo sua metodologia e sendo um espaço com pesquisas, monitoramento e alertas de desastres em interação com o Cemaden e outras instituições do Sistema de Proteção e Defesa Civil. Além disso, estudantes e professores pesquisam e compartilham resultados obtidos, buscando compreender como os impactos das mudanças climáticas afetam suas vidas.

Após conhecer o projeto, a história e os trabalhos realizados no Centro de Monitoramento, os representantes do governo municipal visitaram ainda a sala de operações. Neste local, uma equipe multidisciplinar observa constantemente todo o território brasileiro, acompanhando a atuação de sistemas meteorológicos e a evolução das condições hidrológicas e geodinâmicas, assim como os possíveis impactos socioambientais relacionados a desastres naturais nos municípios monitorados.

Para a secretária da Educação, Marta Braz, educar os estudantes a respeito dos riscos de um desastre é um dos passos para a prevenção. “Conscientizar nossos alunos fará total diferença na forma como as comunidades se comportarão se tiverem que enfrentar uma situação de desastre”.

O secretário de Segurança Urbana, Reinaldo Ragazzo Boarim, que foi acompanhado dos colaboradores da Defesa Civil, afirma que esta ação será importante para instruir a população. “Uma comunidade preparada e consciente de como proceder em um desastre facilitará o trabalho da Defesa Civil em situações de emergência

Cemaden Educação

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações (MCTI) – participou em março deste ano do evento Science Days, promovido pelo Instituto Alpha Lumen, oferecendo aos alunos do Ensino Médio e de escolas públicas, jogos que tratam da Educação em Redução de Riscos e Desastres (ERRD).

Na 5ª edição do Science Days, em 2023, o Cemaden e Cemaden Educação ofereceram oficinas no formato “Desastres em Jogos” com jogos de carta e tabuleiro: “Na Trilha do Risco, Minitrunfo e Quem”, desenvolvidos pelos pesquisadores (as), tecnologistas e analistas em Ciência e Tecnologia do Cemaden.

“A participação de pesquisadores do Cemaden e do Programa Cemaden Educação no evento foi muito importante para levar aos alunos, de forma lúdica, o lado da Ciência e da Educação para a compreensão dos riscos de desastres socioambientais.”, afirma a pesquisadora do Programa Cemaden Educação, Carolina Esteves. Acompanhando os alunos nas oficinas e jogos, a  pesquisadora informou sobre o entusiasmo e interesse por parte dos jovens e dos professores.

 

JOGO ‘Na Trilha do Risco’
Descrição: Na Trilha do Risco é um jogo onde os próprios participantes seguem um caminho para conhecer os impactos das mudanças climáticas, riscos socioambientais relevantes e encontram ações de prevenção de desastres existentes nas diversas regiões do Brasil em um tabuleiro gigante.

JOGO ‘Minitrunfo’
Descrição: Esse é um jogo em que os participantes escolhem e falam em voz alta as características de cada carta (ex: frequência, risco de vida, duração) dos processos naturais que podem desencadear desastres socioambientais. Jogo baseado no tradicional “Supertrunfo”.

JOGO ‘Quem’
Descrição: Esse é um jogo de cartas que apresenta os diversos profissionais que atuam antes, durante e após os desastres socioambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *