Vai começar a temporada de observação de baleias no litoral norte paulista

Está para começar mais uma temporada de observação de baleias e golfinhos no litoral norte paulista. Em 2023, acredita-se que haverá um aumento no número de registro de animais e de turistas que devem frequentar Ilhabela e São Sebastião para avistagem desses animais.

 

A expectativa das operadoras de passeios, hoteleiros e ambientalistas é das melhores. No ano passado, 2022, a quantidade de registros foi maior que a dos anos anteriores. O número de baleias que cruzam o litoral norte paulista em direção até Abrolhos, no sul da Bahia, tem crescido a cada ano.

 

Segundo informações do Projeto Baleia à Vista (Probav), apenas em Ilhabela, no ano passado, foram feitos 81 registros de 163 baleias-jubarte. Em 2021,: foram 130 registros no ano, mais do que o dobro de 2020, segundo o Probav.

 

O pesquisador Júlio Cardoso, do Probav, explica que nos últimos anos as primeiras jubartes cruzaram a região em meados de maio. “A temporada em geral começa em junho e o pico é em Julho. Em agosto diminui bem e as últimas baleias cruzam a região em meados de setembro”, conta Cardoso.

 

No ano passado, as baleia começaram a serem vistas na região em abril, mas o ponto alto da passagem delas por Ilhabela e São Sebastião se dá entre os meses de junho e agosto. Na semana passada, baleias foram vistas cruzando o litoral do Uruguai em direção ao sul do Brasil. A previsão é de que dentro de dez dias elas começam a aparecer no litoral paulista.

 

Com relação as expectativas sobre a passagem de baleias e golfinhos na região em 2023, Cardoso disse que “é difícil fazer previsões, as últimas três temporadas foram muito boas com centenas de baleias jubarte, vamos torcer para que isso se repita em 2023”.

 

Algumas empresas de turismo já estão abrindo inscrições para os passeios de avistagem. É o caso da Capitão Ximango, uma das pioneiras neste tipo de turismo na região. O passeio de cerca de oito horas de duração, incluindo café da manhã, almoço e café da tarde custa R$ 350,00 por pessoa.

 

O barco com capacidade para até 25 pessoas parte da praia de São Francisco, em São Sebastião e navega até o extremo sul de Ilhabela. “Tudo indica que a temporada de avistagem de baleias deste ano será das melhores”, afirma Gustavo Luiz, gerente da Capitão Ximango.

 

Ilhabela 

 

Ilhabela tem feito um trabalho muito interessante com relação ao turismo de observação de baleias e golfinhos. Tudo teve inicio com as iniciativas de Júlio Cardoso, um dos coordenadores do Projeto Baleia à Vista, que há muitos anos pesquisa e registra as passagens de baleias e golfinhos pelo canal de São Sebastião.

 

Hoje, além do Projeto Baleia à Vista, também, atuam na ilha, o Instituto Baleia Jubarte e o Viva Instituto Verde Azul.  Além das jubartes, já foram registradas no arquipélago outras três espécies de baleias e 8 espécies de golfinhos. Entre os registros realizados na temporada passada merece destaque a presença de baleias adultas e grupos competitivos, que são aglomerações de machos competindo por uma fêmea. Geralmente isso é visto com mais frequência na costa da Bahia, onde tradicionalmente estes animais vão para acasalar ou ter seus filhotes.

 

Em anos anteriores, os registros feitos apontavam a presença maior de baleias jovens e menores, fora da maturidade sexual. Em 2022 foram registrados pelo Probav cerca de 12 grupos competitivos com pelo menos 4 jubartes em cada. No maior grupo havia 12 baleias competindo. Além das jubartes, houve registros de baleias-franca, inclusive com filhote, o que deixa todos animados e na expectativa de que a presença desta espécie na região possa aumentar.

 

Ilhabela vem investindo neste tipo de turismo. Foram instalados locais para avistagem na ilha; são realizadas exposições de fotos; palestras e feito investimentos na mídia para atrair turistas interessados na observação de baleias e golfinhos.  “Qualificamos nosso trade para ofertar uma experiência de qualidade ao turista e não molestar os cetáceos, investimos em promoção e levamos informação à nossas crianças. Somos um arquipélago, devemos nos beneficiar do que o mar oferece, sem abrir mão do cuidado com esse grande patrimônio”, afirma o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci(PL).

 

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, comemorou a boa temporada de 2022. Além do crescimento no número de turistas que participaram de passeios de barcos para ver de perto baleias e golfinhos, cerca de 20 mil pessoas visitaram a exposição fotográfica realizada no centro histórico com fotos produzidas no canal de São Sebastião.

 

Segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, os institutos parceiros colaboram na estruturação e qualificação do trade turístico- hotéis, pousadas, agências de receptivos turísticos, restaurantes e, também, em educação ambiental promovida em 18 escolas da ilha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *