Fiscalizações constantes e educação ambiental reduziram de 2 toneladas em 2022 para 503 quilos em 2023 apreensões de camarões no período de defeso
A 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb divulga o saldo de apreensões envolvendo o camarão, espécie que estava em seu período de proteção por lei desde 28 de janeiro, o defeso, e teve seu término no último domingo (30).
Ao todo, 513 quilos da espécie foram apreendidos, oriundos da pesca ilegal durante o Defeso, além de 17 petrechos e 11 redes de arrasto, somando quase 600 metros de rede. Todo o pescado foi destinado a instituições filantrópicas e os fundos sociais dos municípios, beneficiando centenas de pessoas carentes e em situação de risco, fazendo assim o papel social da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Apreensões foram resultados de 16 ocorrências distintas, sendo 05 em Guarujá/SP, 04 em Bertioga/SP, 03 em Cananéia/SP e as demais em Santos/SP, São Vicente/SP, Praia Grande/SP e Caraguatatuba/SP, onde ao todo, 28 pescadores foram autuados no total de R$ 903.000,00 em multas pelo Crime Ambiental.
No defeso anterior, no ano de 2022, foram apreendidas mais de 02 toneladas do crustáceo. Segundo a Polícia Ambiental, a diminuição das apreensões é resultado do aumento das fiscalizações em todo o litoral paulista, não só nas águas, mas também em comércios, depósitos e transporte destes pescados, bem como ações de educação ambiental realizadas pela unidade especializada, refletindo em maior conscientização por parte dos pescadores, corroborando com a preservação das espécies marinhas, sobretudo as protegidas.