A Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria do Ambiente informa que foram encontrados pela equipe de fiscalização, filhotes de camarão na areia da praia do Jabaquara, na manhã desta quarta-feira, dia 3. Foi constatado pela equipe, que por causa de uma mudança nas correntes marítimas nesta madrugada, os filhotes ficaram encalhados na areia.
Segundo a prefeitura de Paraty, não houve denúncias e nem indícios de pesca irregular próximo ao local. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que os camarões encontrados na praia do Jabaquara sejam resultado de descarte de pesca.
A Prefeitura tem reforçado a fiscalização no mar com as equipes da Secretaria de Pesca e Agricultura com o apoio da Defesa Civil, através do programa NÃO PESQUE AQUI, que tem o objetivo de fiscalizar as embarcações de pesca que devem estar regularizadas pelos órgãos competentes e também conscientizar os pescadores de não realizar a pesca de arrasto nas áreas protegidas do município.
O período do defeso do camarão começou, no dia 28 de janeiro e se encerrou no dia 30 de abril nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. O defeso é importante para reprodução e crescimento pleno das espécies de camarões rosa, sete-barbas, branco, santana ou vermelho e barba-ruça. Filhotes