Ilhabela e São Sebastião querem sediar a Ocean Race de 2027

As prefeituras de São Sebastião e Ilhabela disputam entre si e, com a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, ser a sede oficial da The Ocean Race 2027. A regata, que é considerada a “Fórmula Um” do iatismo mundial, teve pela quarta vez consecutiva a cidade de Itajaí(SC) como parada no Brasil e América Latina. Foto Capa: Sailing Energy/The Ocean Race

Em 1998,  São Sebastião, no litoral norte paulista, recebeu pela primeira e única vez a  regata volta ao mundo de veleiros oceânicos, na época, conhecida como Whitbread (hoje The Ocean Race), a Regata Volta ao Mundo. Agora, os prefeitos Felipe Augusto, de São Sebastião e Toninho Colucci, de Ilhabela, conversam com os organizadores da The Ocean Race para sediarem a “parada brasileira e sul americana ” de 2027.

A prefeitura de São Sebastião (SP) está concorrendo oficialmente desde 2019 para ser uma das cidades-sede da regata de volta ao mundo, a The Ocean Race.  Segundo o prefeito sebastianense, com este tipo de evento, São Sebastião chegaria a um patamar a mais, tornando-se referência no esporte da América do Sul, além de trazer ganhos para a economia em todos os quesitos em que a regata está incluída”, disse o prefeito Felipe Augusto, em 2019. Na ocasião, a cidade escolhida foi Itajaí(SC).

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, se reuniu na semana passada por duas vezes com os organizadores da regata. Na última quinta, dia 20, recepcionou os organizadores comum jantar em Ilhabela; no domingo, dia 23, foi como convidado dos organizadores acompanhar a largada dos barcos em Itajaí.

Segundo Colucci, sediar a competição seria muito importante para Ilhabela que é considerada a capital vela no Brasil . Este ano a semana internacional de vela de Ilhabela, uma das maiores competições náuticas das Américas, comemora 50 anos. “Talvez, necessitaríamos de uma parceria com São Sebastião, por causa do porto. É preciso do porto para apoio aos barcos competidores”, disse.

Este ano, cinco times disputam a maior regata transoceânica do mundo, a The Ocean Race 2023, que teve Itajaí como parada entre os meses de março e abril. A regata completa tem cerca de 32 mil milhas náuticas e será encerrada em julho em Genova, na Itália. A última edição da regata de volta do mundo foi vencida pelo barco chinês Dongfeng Race. A brasileira Martine Grael terminou em quarto pelo Akzonobel, da Holanda..

 

Ocean Race

 

 

Itajaí recebeu pela quarta vez consecutiva a Ocean Race, maior regata do mundo. Os cinco barcos que disputam a The Ocean Race deixaram a cidade neste domingo (23). Uma multidão de espectadores acompanhou a partida dos veleiros na Vila da Regata e nos Molhes da Barra. Os times Biotherm (FRA), Holcim-PRB (SUI), Malizia (ALE), Guyot environnement (FRA/ALE) e 11th Hour Racing (EUA) largaram para Newport, nos Estados Unidos, por volta das 14h, após a largada em alto mar. Serão aproximadamente 17 dias no mar até a próxima parada da corrida.

 

A regata, que é considerada a Fórmula 1 do iatismo,  teve pela quarta vez consecutiva a cidade de Itajaí como a única parada  da América Latina. A regata teve a largada no porto espanhol de Alicante. A cidade catarinense foi a quarta parada da competição que será encerrada em Gênova, na Itália, em julho.

 

 

“Esse evento internacional gera inúmeros benefícios para a cidade, movimenta o turismo e a economia da região em mais de R$ 100 milhões, bem como dá visibilidade a nossa cidade a nível mundial. A The Ocean Race ainda nos deixa um legado importante de sustentabilidade e estimula diversas práticas de proteção aos oceanos”, destacou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. Segundo a prefeitura, durante 26 dias 381 mil pessoas prestigiaram o evento.

 

“É uma grande satisfação receber pela quarta vez esse evento em Itajaí, no Estado de Santa Catarina. A The Ocean Race deixa inúmeros legados, pois conecta o rio e o mar, além de potencializar o DNA náutico da cidade. Este setor triplicou de tamanho, temos uma marina no centro da cidade e atualmente 70% dos estaleiros de lazer estão instalados aqui. Mais uma vez Itajaí teve a oportunidade de mostrar a sua essência e a capacidade de execução desta etapa da maior regata do mundo”, destaca o secretário de Estado do Turismo e presidente do comitê organizador da Santa Catarina Itajaí Host City, Evandro Neiva.

 

Com entrada gratuita e mais de 15 atrações abertas ao público, a Vila da Regata atraiu público de todas as idades de várias cidades do Estado. Além de espaços com tecnologia virtual, o evento permitiu que os visitantes conhecessem um pouco da rotina das equipes e ainda vissem de perto os cinco barcos, que aportaram em Itajaí.

 

“O público da The Ocean Race Itajaí, como de costume, foi um espetáculo à parte. Infelizmente tivemos três finais de semana de chuva e mesmo assim milhares de visitantes agitaram a Vila da Regata durante esses 26 dias. Eles recepcionaram os velejadores de forma muito calorosa, participaram ativamente das regatas e lotaram o píer da Vila e os molhes de Itajaí para a largada neste domingo. Como sempre, Itajaí está de parabéns. Isso conta muito para recebermos a The Ocean Race no futuro”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e Eventos, Thiago Morastoni.

 

 

Equipes 2023

 

Foto: Andreas lindlahr/ Team Malizia

Conheça as equipes que disputam a The Ocean Race 2023:

11th Hour Racing Team – Estados Unidos
Charlie Enright (Capitão), Justine Mettraux (Membro da tripulação), Simon Fisher (Membro da tripulação), Jack Bouttell (Membro da tripulação) e Amory Ross (Repórter a bordo).

Team Malizia – Alemanha
Boris Herrmann (Capitão), Will Harris (Membro da tripulação), Nicolas Lunven (Membro da tripulação), Axelle Pillain (Membro da tripulação) e Antoine Auriol (Repórter a bordo).

Guyot Environnement – Team Europe – França e Alemanha
Benjamim Dutreux (Capitão), Robert Stanjek (Membro da tripulação), Annie Lush (Membro da tripulação), Sébastien Simon (Membro da tripulação) e Charles Drapeau (Repórter a bordo)

Biotherm Team – França
Paulo Meilhat (Capitão), Anthony Marchand (Membro da tripulação), Damien Seguin (Membro da tripulação), Sam Davies (Membro da tripulação) e Ronan Gladu (Repórter a bordo).

Team Holcim – PRB – Suíça
Kevin Escoffier (Capitão), Abby Ehler (Membro da tripulação), Sam Goodchild (Membro da tripulação), Tom Laperche (Membro da tripulação) e Julien Champolion (Repórter a bordo)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *