Vela: Barco Bruschetta vence a 14ª Ubatuba Sailing Festival

O barco Bruschetta, de Ubatuba, comandado por Evandro Csordas e Maurício Santa Cruz, conquistou no domingo(23), a  a primeira etapa da Copa Brasil de Vela Oceânica. Cerca de 70 veleiros participam da 14ª Ubatuba Sailing Festival promovido pelo Ubatuba Iate Clube.

A 14ª edição do Ubatuba Sailing Festival contou com a participação recorde de 70 embarcações das classes ORC, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos, Multicasco e Bico de Proa, além da classe IOM de veleiros rádio controlados. Foram três dias de regatas, as duas primeiras, de vento fraco. No domingo, teve ventos lestes fortes e mar agitado.

“A RGS é uma classe que cada vez mais cresce no Brasil e a gente está muito feliz de ter participado, conquistado este resultado, diante de uma flotilha numerosa e cada vez mais competitiva”, comenta Evandro Csordas, do veleiro Bruschetta, campeão da BRA-RGS geral e também campeão paulista 2023 da classe.

Na segunda colocação da RGS, o veleiro Beleza Pura 2, de Renato Sartori, seguido do Força Maior, de Ramiro Eli.

Pepa

Dentre os Clássicos, o vencedor foi o Pepa XXI, de Carlos Frederico Hackerott, seguido do Kamaiurá, de Francisco Miranda e do Tango, de Átila Bohm, que comenta: “um sucesso a classe Clássicos aqui no Ubatuba Sailing Festival. Revitalizar os barcos antigos é uma tendência mundial e é muito bom ver que tivemos 10 veleiros na BRA-RGS Clássicos aqui no evento, mostrando que a gente pode esperar um crescimento da flotilha”, comenta Átila.

Outra classe que trouxe um expressivo número da participantes foi a Multicasco. Alíás, foi um multicasco, o Papa Cat, o fita azul da regata inicial do evento.

Benoit Joufflineau, campeão da categoria Multicasco, com o Maré XX, comenta: “conseguimos fazer as regatas super bem, ainda que com dois dias de vento fraco e hoje um dia muito bom para velejar, fora que a gente aqui no Ubatuba Iate Clube é sempre muito bem recebido”.

Em segundo lugar na Multicasco, o Papa Cat, de Felipe Villares e em terceiro, o Guará 3, de Valdeci Gonçalves.

Maré XX

A classe Bico de Proa teve a vitória do veleiro de Ilhabela Bosssa Nova, da comandante Valéria Ravani. Em segundo, o Aventador, também de Ilhabela, tripulado pelA dupla Maurício e Adriana Frias.

“É a primeira vez que a gente corre o Ubatuba Saling Festival e ficamos muito impressionados. A recepção no clube é excelente e as regatas foram muito boas”, comenta Maurício.

 

 

Finalmente na classe ORC, vitória do Phoenix, de Fabio Cotrim, seguido do Argos, de Jaime Cupertino e do 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti.

“Encaramos condições de vento bem fracos nos primeiros dois dias, e hoje duas regatas barla-sotas, com um vento mais forte e bem bacana para velelejar. Aqui em Ubatuba a velejada é sempre desafiadora e o nosso barco, por ter essa característica de atualmente andar na frente, acaba sendo o um pouco o termômetro da regata. A gente vai ‘descobrindo’ os caminhos”, comenta Fabio Cotrim.

“Ubatuba é um lugar maravilhoso,  as ilhas, a Ribeira, o mar, mas ao mesmo tempo desafiador. Foi o primeiro Sailing com este barco e a gente tem ainda bastante detalhe a aprimorar tecnicamente, melhorando a nossa forma de velejar.  Mas a acolhida aqui no Ubatuba Iate Clube foi também sensacional”, finaliza Cotrim.

Na Classe IOM – Radio Controlados, após 24 regatas realizadas, a vitória foi Alexandre Marien, seguido de Roberto Lindstaedt e Arno Buckli Jr. Alexandre, que é Comodoro da APVRC comenta a experiência de realizar o campeonato nas águas da Ribeira:

“Foi uma experiência muito bacana poder realizar nossas regatas aqui na área do pier do UIC e divulgar a vela rádio controlada, que, vale ressaltar, é uma classe reconhecida pela World Sailing. A interação com o público, principalmente com as crianças aqui no evento, que puderam comandar os veleiros foi uma experiência também muito gratificante.

Alex Calabria, diretor de vela do UIC.

“Acho que o sentimento é de dever cumprido. Colocamos todo o esforço para que a gente tivesse um evento acolhedor, agradável, com segurança, atividades paralelas importantes como as do Instituto Verde Azul de conscientização sobre as baleias e golfinhos, os rádio controlados, o coquetel de boas-vindas InnVernia JAB&Revela, as noites North Sails e International com shows ao vivo, enfim, mais uma vez acho que o evento atingiu sua expectativas e só tenho a agradecer à comodoria, a diretoria, os funcionários do Ubatuba Iate Clube e claro a todos os velejadores, de todas as classes, que prestigiaram esta edição”, comenta Alex Calabria, diretor de Vela do Ubatuba Iate Clube.

“Quero finalizar convidando todos a para a próxima edição do International Ubatuba Saling Festival, que vai acontecer também no feriado de Tiradentes, no próximo ano”, finaliza Alex.

O Ubatuba Sailing Festival é uma realização do Ubatuba Iate Clube. Tem patrocínio da International e apoio da Prefeitura de Ubatuba, Marinha do Brasil, ABVO, BRA-RGS, FEVESP, North Sails, Madalena, InnVernia, Nautibelle, JAB&Revela, Ubalegria, VBros, postos Ímola e Mônaco e Balaio de Ideias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *