Angra dos Reis aguarda implantação de hospital veterinário pelo estado

A deputada estadual Célia Jordão (PL) apresentou em fevereiro deste ano uma indicação ao Governador do Estado, Cláudio Castro, solicitando a implantação de um hospital veterinário em Angra dos Reis, costa verde fluminense. O objetivo é que a unidade ofereça assistência veterinária gratuita não somente em casos de emergência, mas realize também consultas, cirurgias e tratamentos preventivos.

Em sua justificativa, a deputada ressaltou que ¨muitos tutores não têm condições de levar seus animais de estimação em clínicas veterinárias particulares no caso de doenças, isso sem contar os medicamentos necessários para combatê-las, que, na maioria das vezes, são muito caros. Se o caso for de cirurgia, os custos são ainda mais altos, o que acaba sendo inviável. O hospital veterinário público é a garantia de respeito a esses animais e dignidade aos seus tutores¨.

A assessoria de gabinete da parlamentar informou na quarta-feira(19), que a deputada aguarda a abertura de licitação pelo governo do estado para construção do hospital veterinário em Angra. Não conseguimos contato com Flávia Junqueira, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro para atualizar o tramite do pedido feito pela deputada.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Angra dos Reis já vem realizando um importante trabalho voltado para a causa animal. Através da Superintendência de Bem-Estar Animal, já se tornou referência no atendimento emergencial de animais de rua e em castração de cães e gatos, além de promover diversas ações para evitar os maus-tratos.

¨A Superintendência é referência no cuidado de animais de rua e realiza um belo trabalho, inclusive, para evitar o abandono de cães e gatos. O Hospital Veterinário virá para complementar esse trabalho e ampliar o atendimento aos animais domiciliados, que também precisam de cuidados especiais e têm direito à proteção e à vida¨, disse Célia Jordão.

A Prefeitura de Angra dos Reis informa que segundo a última projeção de dados do IBGE e da OMS, realizada em 2019, o município contava com 89 mil animais, sendo 64 mil em domicílios e 25 mil em situação de rua.
Em Angra, a Superintendência de Bem-Estar Animal realiza serviços de castrações para cães e gatos, atendimento emergencial cirúrgico para animais de rua, fiscalizações, campanha de adoção e ações educativas sobre saúde animal (ações educativas).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *