A Prefeitura de Ilhabela entregou ontem, quinta-feira(20), mais duas casas do projeto Casas Caiçaras lançado em2019 pelo então prefeito Marcos Tenório(MDB). As casas estão sendo construídas nas Comunidades Tradicionais do arquipélago.
Com o Programa, criado por meio da Lei 1.338, de 26 de dezembro de 2018, a prefeitura está autorizada a construir e doar, moradias para famílias caiçaras de baixa renda. As moradias inseridas nesse programa são consideradas imóveis sem condições de reforma devido a problemas estruturais.
O Casa Caiçara prevê a execução global da obra, com fornecimento de material, equipamentos e mão-de-obra, de acordo com projeto arquitetônico fornecido e em acordo com a legislação específica sobre Habitação Social nas Comunidades. O projeto respeita a tipologia da Casa Caiçara encontrada nas Comunidades Tradicionais, com conceitos de sustentabilidade, conforto térmico e acústico.
Os princípios de maior peso a serem observados são a utilização de materiais sustentáveis e com potencial reciclado. Serão utilizadas estrutura em eucalipto tratado, alvenaria em tijolo de solocimento, reboco de solocimento, esquadrias de madeira certificada, telhas cerâmicas colonial, energia elétrica por painéis fotovoltaicos, tratamento de esgoto por biodigestor, eficiência energética para todos os motores e equipamentos a serem instalados nas edificações.
Colucci