Bandidos que assaltaram o ex-prefeito e a mulher foram presos durante a fuga na rodovia dos Tamoios. Um dos bandidos era conhecido das vítimas. A polícia recuperou tudo o que tinha sido levado da casa do ex-prefeito
O ex-prefeito de Caraguatatuba, José Dias Pais Lima, o “Zé Dias”, de 94 anos, foi vítima de um roubo na madrugada de sexta(14) para sábado(15). Ele e a esposa, N.D., de 86 anos, foram rendidos e feitos reféns, por dois bandidos encapuzados e armados, na casa onde moram, que fica na região central da cidade.
Os dois bandidos, armados com uma faca e encapuzados, pularam um muro de cerca de 2 metros de altura para invadirem a casa do ex-prefeito, por volta das 4h40 da madrugada de sexta. Eles arrombavam uma das janelas da casa, quando foram surpreendidos pela esposa do ex-prefeito, que tentou impedir a entrada dos dois homens, entrou em luta corporal com eles, mas foi rendida. A mulher sofreu ferimentos nos braços e pernas.
Após invadirem a residência, um deles ficou com a mulher do ex-prefeito recolhendo equipamentos eletrônicos, objetos, celulares e dinheiro. O outro bandido, manteve o ex-prefeito no quarto do casal. Os dois bandidos fizeram uma limpa na casa do ex-prefeito e colocaram tudo no porta malas do carro da vítima. Antes de deixarem o local, por volta das 5h35, amarraram e colocaram o ex-prefeito e a mulher num dos quartos da residência.
O carro usado pelos bandidos deixou a casa, que fica no centro da cidade e seguiu em direção a região sul. O casal conseguiu se soltar e acionou a polícia. Agentes das polícias civil e militar estiveram na casa do ex-prefeito, bem como, a polícia científica para a elaboração do boletim de ocorrência.
A polícia civil usou imagens das câmeras instaladas pela prefeitura na região central, principalmente, situadas na esquina da casa do ex-prefeito para tentar acompanhar o caminho usado na fuga pelos bandidos. Quatro câmeras captaram imagens da ação dos bandidos no assalto ocorrido na casa do ex-prefeito.
As câmeras tinham registrado a invasão e a saída dos bandidos da casa do ex-prefeito. Através do Copom, que divulgou a placa do veículo do ex-prefeito, os bandidos foram detidos e presos na rodovia dos Tamoios, em Paraibuna. Os dois foram levados para a delegacia de polícia daquela cidade onde confirmaram o roubo.
A polícia conseguiu recuperar tudo o que tinha sido levado pelos bandidos. Os dois bandidos foram identificados, um deles, como “Patrick”, é de São Sebastião; o outro, uma surpresa, tratava-se de “Leonardo”, uma pessoa conhecida pelas vítimas.
“Leonardo” morava com a família em uma obra invadida há cinco anos, que fica em frente a casa do ex-prefeito. O casal havia ajudado Leonardo e sua família em muitas ocasiões, com doação de alimentos e até dinheiro. A mulher dele acabou sendo presa também por suspeita de participação no roubo.
O ex-prefeito abalado e traumatizado com o roubo, mandou reforçar a segurança de sua residência, que fica a uma quadra da principal praça da cidade. O casal, que vive no local há 60 anos, afirmou que foi a primeira vez que foram vítimas de um assalto.
Zé Dias, de 94 anos, é um dos políticos mais conhecidos da cidade. Ele foi prefeito de Caraguatatuba em 1992, após a cassação do então prefeito José Bourabeby pela Câmara de Vereadores. Zé Dias foi também vereador por três gestões entre 1972 e 82 e presidente da Câmara entre 1979 e 1981.