Na edição do ano passado, dois barcos participaram com tripulação totalmente feminina e, um terceiro, com três mulheres no time
O Women Sailing Team, barco com tripulação feminina já confirmou presença na 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que será realizada de 23 a 30 de julho, em Ilhabela.
A semana internacional de vela de Ilhabela, promovida pelo Yatch Club local é considerada a principal competição de vela da América do Sul. A cidade é considerada a “Capital da Vela”.
A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela irá homenagear a tripulação feminina do barco Revanche, a primeira na Vela de Oceano no Brasil, estreando em 1984 com a participação da Regata Santos-Rio e disputando muitas Semanas de Vela nos anos seguintes.
O time feminino do Revanche era formado por Francisca Przirembel Angeli (comandante), Erika Lessman (timoneira), Claudia Adami (navegadora), Patrícia Dietrich (secretaria), Claudia de Campos Mello Guerios (proeira), Estela Barella (runings e proeira), Helena Lane Von Sydow (secretaria) e Christina Norris (secretaria).
Na edição do ano passado, 90 barcos de sete estados brasileiros e dois internacionais participaram da prova, a 49ª edição. Dois barcos participaram com tripulação totalmente feminina e um terceiro, com Três mulheres integrando a tripulação.
O XX Women Sailing Team, comandado pela velejadora Valéria Ravani, foi o primeiro a confirmar a presença na 50ª edição da semana internacional de vela de Ilhabela.
Valéria disputa regatas desde 2005 e no ano passado integrou o time do barco Rudá 1, capitaneado pela velejadora Daniela Sanchez e que teve ainda Andrea Grael, Renata Belotti, Isabela Malpighi, Valeria Ravani, Cris Lueth, Daniela Naegeli e Marcia Sato.
“A Semana de Vela é o nosso Carnaval. A organização é maravilhosa, encontramos pessoas queridas e sempre aproveitamos o evento da melhor forma”, diz a velejadora Daniela Sanchez.
Novos barcos confirmados
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI) passa a contar com a participação da embarcação “Bravo”, comandada pelo velejador Jorge Berdasco, que após passar por mudanças está concorrendo pela classe C30.
Além da C30, o evento soma mais de 100 barcos das classes BRA-HPE25, Clássicos, Bico de Proa, VPRS, HPE30, ORC e RGS, antiga categoria do Bravo.
Jorge Berdasco não esconde sua empolgação com a mudança de um veleiro mais lento, o Skipper 30, à embarcação de regata do Carabelli 30. “Estamos muito animados para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela e pelo barco novo. Estamos aprendendo a velejar com ele. Foi quase um caso de amor à primeira vista. É um barco planador, enquanto o anterior era deslocante. Isso muda muito na velejada. É um barco muito rápido e sensível a qualquer tipo de regulagem.”
As classes C30, RGS-C, Bico de Proa (categorias A B e C) e Multicasco disputarão a Regata Toque-Toque por Boreste com 25 milhas náuticas e a Renato Frankenthal – só para HPE25 – com 10 milhas náuticas.