Barco com tripulação feminina confirma participação na semana internacional de vela de Ilhabela

Na edição do ano passado, dois barcos participaram com tripulação totalmente feminina e, um terceiro, com três mulheres no time

 

O Women Sailing Team, barco com tripulação feminina já confirmou presença na 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que será realizada de 23 a 30 de julho, em Ilhabela.

 

A semana internacional de vela de Ilhabela, promovida pelo Yatch Club local é considerada a principal competição de vela da América do Sul. A cidade é considerada a “Capital da Vela”.

 

A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela irá homenagear a tripulação feminina do barco Revanche, a primeira na Vela de Oceano no Brasil, estreando em 1984 com a participação da Regata Santos-Rio e disputando muitas Semanas de Vela nos anos seguintes.

 

O time feminino do Revanche era formado por Francisca Przirembel Angeli (comandante), Erika Lessman (timoneira), Claudia Adami (navegadora), Patrícia Dietrich (secretaria), Claudia de Campos Mello Guerios (proeira), Estela Barella (runings e proeira), Helena Lane Von Sydow (secretaria) e Christina Norris (secretaria).

 

Na edição do ano passado, 90 barcos de sete estados brasileiros e dois internacionais participaram da prova, a 49ª edição. Dois barcos participaram com tripulação totalmente feminina e um terceiro, com Três mulheres integrando a tripulação.

 

O XX Women Sailing Team, comandado pela velejadora Valéria Ravani, foi o primeiro a confirmar a presença na 50ª edição da semana internacional de vela de Ilhabela.

 

Valéria disputa regatas desde 2005 e no ano passado integrou o time do barco Rudá 1, capitaneado pela velejadora Daniela Sanchez e que teve ainda  Andrea Grael, Renata Belotti, Isabela Malpighi, Valeria Ravani, Cris Lueth, Daniela Naegeli e Marcia Sato.

 

“A Semana de Vela é o nosso Carnaval. A organização é maravilhosa, encontramos pessoas queridas e sempre aproveitamos o evento da melhor forma”, diz a velejadora Daniela Sanchez.

 

Novos barcos confirmados 

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI) passa a contar com a participação da embarcação “Bravo”, comandada pelo velejador Jorge Berdasco, que após passar por mudanças está concorrendo pela classe C30.

Além da C30, o evento soma mais de 100 barcos das classes BRA-HPE25, Clássicos, Bico de Proa, VPRS, HPE30, ORC e RGS, antiga categoria do Bravo.

Jorge Berdasco não esconde sua empolgação com a mudança de um veleiro mais lento, o Skipper 30, à embarcação de regata do Carabelli 30. “Estamos muito animados para a Semana Internacional de Vela de Ilhabela e pelo barco novo. Estamos aprendendo a velejar com ele. Foi quase um caso de amor à primeira vista. É um barco planador, enquanto o anterior era deslocante. Isso muda muito na velejada. É um barco muito rápido e sensível a qualquer tipo de regulagem.”

As classes C30, RGS-C, Bico de Proa (categorias A B e C) e Multicasco disputarão a Regata Toque-Toque por Boreste com 25 milhas náuticas e a Renato Frankenthal – só para HPE25 – com 10 milhas náuticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *